A ALIANÇA pg 3



Escutai a Minha Lei, povo meu, inclinai os ouvidos às Palavras da minha boca.
Abrirei em parábolas a minha boca; direi coisas escondidas desde o princípio;
o que ouvimos e compreendemos, e o que nossos pais nos contaram.
Eles não as ocultaram a seus filhos, nem à sua posteridade. Publicaram os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
Ele estabeleceu Aliança com Jacó, e pôs uma Lei em Israel; ordenando aos nossos pais que as transmitissem a seus filhos,
a fim de que a nova geração o conhecesse, e os filhos que lhes nascessem pudessem também contar aos seus.
Aprenderiam, assim, a pôr em Deus sua esperança, a não esquecer as divinas obras, a observar as suas Leis;
para que não sejam como seus pais, uma geração má e rebelde; uma geração, que não encaminhou reto o seu coração, nem o seu espírito foi fiel a Deus.

(Salmos (77)78:1-8)


Mas vós vos desviastes do caminho reto, a muitos fizestes tropeçar na Lei; tornastes nula a Aliança que eu tinha feito com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso eu vos tornarei desprezíveis e abjetos aos olhos de todo o povo, porque não guardastes os Meus Mandamentos e fizestes acepção de pessoas na aplicação da Lei.

(Malaquias 2:8-9)


E, ao terceiro dia, fizeram-se umas Bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as Bodas.
E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Não tem vinho."
Disse-lhe Jesus: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora."

(João 2:1-4)


E ninguém guarda vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho fará arrebentar os odres, e perde-se o vinho e os odres. Vinho novo deve colocar-se em odres novos."

(Marcos 2:22) Jesus


Dias hão de vir - Oráculo do Senhor - em que firmarei Nova Aliança com as casas de Israel e de Judá. Não como a Aliança que eu fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, Aliança que eles violaram; embora eu fosse o esposo deles.
Mas eis a Aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei a Minha Lei nas suas entranhas, escrevê-la-ei nos seus corações, serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Ninguém ensinará mais o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: "Conhece o Senhor;" porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade, e não me lembrarei mais do seu pecado.

(Jeremias 31:31-34)


Tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-lhes dizendo: "Bebei dele todos.
Pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.

(Mateus 26:27-28) Jesus


O Deus da paz, que ressuscitou dos mortos a Jesus Nosso Senhor...

(Hebreus 13:20a)


... e o nome pelo qual se chama é a PALAVRA DE DEUS.

(Apocalipse 19:13b)


... que é o pastor supremo das ovelhas por ter derramado o sangue da Aliança Eterna.
Queira dispor-vos ao bem e vos conceder que cumprais a sua vontade, realizando ele próprio em vós o que é agradável aos seus olhos, por Jesus Cristo, a quem seja dada a glória por toda a eternidade. Amém.

(Hebreus 13:20b-21)


Assim diz o Senhor: “Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação não tarda em chegar e minha justiça a revelar-se.
Bem aventurado o homem, e o filho do homem que a isto se aplicar, que observa o Sábado, e abstém de toda má ação.
Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo. Que o eunuco não diga: Oh! Sou apenas um lenho seco.
Porque eis o que o diz Senhor: aos eunucos que observarem meus Sábados, que escolherem o que me é agradável, e se afeiçoarem à Minha Aliança.
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.
E aos filhos do estrangeiro, que se unem ao Senhor para o honrarem, e amarem o Seu Nome, para serem seus servos; a todo o que guardar o Sábado para o não profanar, e ao que abraçar a Minha Aliança.
Eu os conduzirei ao Meu Monte Santo e os cumularei de alegria na minha Casa de Oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos.
Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel; eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos."

(Isaías 56:1-8)


Então, dali, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Depois que te tiverem acontecido todas as coisas que foram preditas, voltar-te-ás nos últimos tempos para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz,
porque o Senhor é um Deus misericordioso, e ele não te quer abandonar nem te extinguir, e não se esquecerá da Aliança que jurou aos teus pais.

(Deuteronômio 4:29-31)


Reúnam junto a mim os meus fiéis, que selaram a Minha Aliança com sacrifício!
E os céu a anunciarão a sua justiça, porquanto Deus é o juiz.

(Salmos (49)50:5-6)


Eis que me vou hoje pelo caminho de toda a Terra. Reconhecei de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, que de todas as boas Palavras que pronunciou em vosso favor o Senhor, Vosso Deus, nem uma só ficou por efeito; todas se cumpriram, e não falhou uma sequer.
Ora assim como se realizaram todas as boas promessas que o Senhor, Vosso Deus, vos fez, assim também mandará sobre nós todos os males de que vos ameaçou, até que vos extermine de sobre esta terra fértil que ele vos deu.
Se violardes a Aliança que o Senhor, Vosso Deus, fez convosco, indo servir a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então, a ira do Senhor sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu.”

(Josué 23:14-16)


Não deveríeis vós saber que o Senhor Deus de Israel, deu para sempre o reino de Israel a Davi e a seus filhos em virtude de uma Aliança inviolável.

(2Crônicas 13:5)


Não violarei Minha Aliança, não mudarei Minha Palavra dada.

(Salmos 88:35(89:34)


Fiz Aliança com os meus escolhidos, jurei a Davi meu servo:
Conservarei eternamente a tua descendência, tornarei firme o teu trono de geração em geração.

(Salmos 88:4-5(89:3-4)


Porque tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu para seres um povo particular, entre todos os povos que há na Terra.
O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos,
mas porque o Senhor vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de faraó, rei do Egito.
Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que aguarda a sua Aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus Mandamentos,
e que castiga prontamente os que o aborrecem, de modo a exterminá-los e a não diferir por mais tempo, dando-lhes imediatamente o que merecem.
Observai, pois, as ordenações, as Leis e os preceitos que vos prescrevo hoje, e praticai-os.
Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a Aliança de misericórdia que jurou a teus pais.

(Deuteronômio 7:6-12)


Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam a sua Aliança e os seus Mandamentos.

(Salmos (24)25:10) Davi


É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos dos seus filhos,
sobre os que guardam a sua Aliança, e, lembrando, cumprem seus Mandamentos.

(Salmos (102)103:17-18) Davi


Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os houver lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar e farei que habitem nele seguramente.
E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Dar-lhes-ei um mesmo coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, e lhes vá bem a eles e a seus filhos depois deles.
Farei com eles uma Aliança Eterna, e não deixarei de lhes fazer bem; infundirei o meu temor no seu coração, para que se não apartem de mim.
O meu prazer será fazer que eles sejam felizes. E solidamente os colocarei nesta Terra, com toda a minha alma e coração.
Porque isto diz o Senhor: Assim como fiz vir sobre este povo todo este grande mal, assim farei vir sobre eles todo o bem que lhes anuncio.

(Jeremias 32:37-42)


Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma Eterna Aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi.
Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações;
conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua glória.
Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o Nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

(Isaías 55:3-7)


O Nosso Deus é Javé, ele governa a Terra inteira.
Ele se lembra eternamente de sua Aliança, da Palavra que empenhou a mil gerações,
da promessa que fez a Abraão, e do juramento que fez a Isaque;
e confirmou a Jacó irrevogavelmente, e a Israel como Aliança eterna.

(Salmos (104)105:7-10)


Por isso dize-lhe: Eis que eu lhe dou a paz da Minha Aliança.

(Números 25:12)



Ordenou a todo o povo, dizendo: “Celebrai a Páscoa em honra do Senhor Vosso Deus, de modo que está escrito no Livro desta Aliança.”

(2Reis 23:21)


... “Ah! Senhor, Deus grande e temível, que sois fiel à Aliança e que conservais vossa misericórdia àqueles que vos amam e guardam vossos Mandamentos.

(Daniel 9:4b) Daniel


Permanece firme em tua Aliança com Deus; que isto seja sempre o assunto de tuas conversas. E envelhece praticando os Mandamentos.
Não prestes atenção ao que fazem os pecadores; põe tua confiança em Deus, e limita-te ao que fazes.

(Eclesiástico 11:21-36)


Dando-lhes a Lei, Jeremias mandou que não esquecessem os Mandamentos do Senhor, nem deixassem o próprio pensamento se desviar, ao verem as imagens de ouro ou de prata, ou seus enfeites.
Conjurou-os, entre outros avisos, a não se afastarem a Lei de seu coração.
Lia-se também nos mesmos escritos que este profeta, por uma ordem particular recebida de Deus, mandou que se levassem com ele o tabernáculo e a Arca, quando escalou o monte a que Moisés tinha subido para ver a herança de Deus.
Tendo ali chegado, Jeremias achou uma caverna; pôs nela o tabernáculo, a Arca e o altar dos perfumes, e tapou a entrada.
Alguns dos que o seguiam voltaram de novo para marcar o caminho com sinais, mas não puderam encontrá-lo.
Quando Jeremias soube disto, repreendeu-os: "Sabei, disse-lhes, que este lugar ficará incógnito, até que Deus reúna o seu povo disperso e use com ele de misericórdia.
Então descobrirá o Senhor estas coisas, aparecerá uma nuvem, como apareceu no tempo de Moisés e como quando Salomão pediu que o Templo fosse gloriosamente santificado."

(2Macabeus 2:2-8)


E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: "Os reinos do mundo vieram a ser de Nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre."
Então os vinte e quatro anciãos, que estão sentados diante de Deus sobre os seus tronos, prostraram-se sobre os seus rostos e adoraram a Deus, dizendo:
"Graças te damos; Senhor Deus onipotente, que és, que eras e que hás de vir, porque assumiste o teu grande poder e reinaste.
Os povos se irritaram. Porém chegou a tua ira e o tempo de serem julgados os mortos e de dar o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o Teu Nome, pequenos e grandes, e de exterminar todos aqueles que corromperam a Terra."
Abriu-se então o Templo de Deus que está no céu, e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Houve relâmpagos vozes, trovões, terremotos e uma grande tempestade de pedra.

(Apocalipse 11:15-19)


Tudo isso é o Livro da Aliança do Deus Altíssimo, a Lei que Moisés nos deu como herança...

(Eclesiástico 24:32a)


Eu, meus filhos e meus irmãos, perseveraremos na Aliança concluída por nossos antepassados.
Que Deus nos preserve de abandonar a Lei e os Mandamentos!

(1Macabeus 2:20-21) Matatias


Porque todos os povos andarão cada um em nome do seu deus; nós, porém, andaremos em Nome do Senhor Nosso Deus, por todos os séculos dos séculos.

(Miquéias 4:5)



A Palavra de Deus se fez Homem >>
Menu
Menu Principal
<< Página 2

^