A ESTÁTUA DE OURO


  • O rei Nabucodonosor faz uma estátua de ouro para ser adorada
  • Os amigos de Daniel não se prostram diante da estátua de ouro
  • Os amigos de Daniel são condenados à fornalha de fogo ardente e são salvos por Deus
  • A grande tribulação



Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do Templo.
Viu também uma pobre viúva colocando lá duas moedinhas,
e disse: "Na verdade vos digo que essa viúva pobre deixou mais do que todos,
porque todos esses deixaram, como oferta a Deus, o que lhes sobra; esta, porém, deixou do seu próprio sustento tudo o que possuía."
Dizendo alguns, a respeito do Templo, que estava ornado de belas pedras e de ricas ofertas, Jesus disse:
"Tudo isso que vedes, virão dias em que não será deixada pedra sobre pedra, que não seja destruída."

Perguntaram-lhe então: "Mestre, quando sucederá isso? E qual o sinal, quando isso estiver para acontecer?"
Respondeu-lhes Jesus: "Vede, não vos deixeis enganar, porque hão de vir muitos, em MEU NOME, dizendo que sou eu. E que está próximo o tempo. Mas guardai-vos de ir após eles."

(Lucas 21:1-8)


... e o nome pelo qual se chama é a PALAVRA DE DEUS.

(Apocalipse 19:13b)


"Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é preciso que estas coisas sucedam primeiro, mas não será o fim."
Dizia-lhes então: "Levantar-se-á povo contra povo, e reino contra reino.
Sucederão grandes terremotos, em muitos lugares haverá carestias e epidemias, e virão do céu coisas assustadoras e sinais portentosos.
Mas, antes de tudo isso, hão de lançar mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, arrastando-vos à presença de reis e governadores, por causa do Meu Nome:
Isso vos acontecerá para dardes testemunho de mim.
Gravai, pois, nos vossos corações o não premeditardes como haveis de responder,
porque eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários.
Sereis entregues por vossos pais, irmãos, parentes e amigos, e farão morrer muitos de vós;
e sereis odiados por todos, por causa do Meu Nome."

(Lucas 21:9-17)


... e o nome pelo qual se chama é a PALAVRA DE DEUS.

(Apocalipse 19:13b)


"Mas nem um só cabelo da vossa cabeça se perderá.
Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.
Quando virdes, pois, que Jerusalém é sitiada por exércitos, então sabei que está próxima a sua desolação.

(Lucas 21:18-20) Jesus


O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura, de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.
E o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os presidentes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, os oficiais e todos os governadores das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Então, se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os presidentes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, os oficiais e todos os governadores das províncias, para a consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado, e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
E o arauto apregoava em alta voz: "Ordena-se a vós, ó povos, nações e gente de todas as línguas;
no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da sinfonia e de todo o gênero de instrumentos músicos, prostrando-vos em terra, adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.
Se alguém não adorar prostrado, será no mesmo instante lançado numa fornalha de fogo ardente.

Depois disto, logo que os povos todos ouviram o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da sinfonia e de todo o gênero de instrumentos músicos, prostrando-se em terra todos os povos, tribos e línguas, adoraram a estátua de ouro, que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus,
e disseram ao rei Nabucodonosor: "Ó rei, vive eternamente!
Tu, ó rei, publicaste um decreto para que todo o homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, cítara, da harpa, do saltério, da sinfonia e de todo o gênero de instrumentos músicos, se prostrasse em terra e adorasse a estátua de ouro;
e que, se alguém não a adorasse prostrado, seria lançado numa fornalha de fogo ardente.
Há uns judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens desprezaram, ó rei, o teu decreto; não honram os teus deuses, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a esses homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor e lhes disse: "É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abede-nego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos a obedecer-me, no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da sinfonia e de todo o gênero de instrumentos músicos, prostrai-vos em terra e adorai a estátua que eu fiz; se, porém, a não adorardes, no mesmo instante sereis lançados numa fornalha de fogo ardente. E qual é o Deus que vos poderá livrar da minha mão?"
Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: "Não necessitamos de te responder sobre este negócio,
porque deves saber que o nosso Deus, a quem adoramos, pode tirar-nos, ó rei, das tuas mãos.
E mesmo que não o fizesse, saibas, ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; e mandou que se acendesse a fornalha com um fogo sete vezes mais ardente do que se costumava acender.
E ordenou aos homens mais fortes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-nego, os lançassem na fornalha de fogo ardente.
Esses homens foram então imediatamente amarrados com suas túnicas, vestes, mantos e suas outras roupas, e jogados na fornalha ardente,
porque o mandado do rei era urgente e a fornalha estava extraordinariamente aquecida. As chamas do fogo mataram aqueles homens que tinham lançado nelas a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados no meio da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou e se levantou depressa; falou e disse aos seus capitães: "Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?" Responderam ao rei: "É verdade, ó rei."
Respondeu e disse: "Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses."
Então Nabucodonosor aproximou-se da porta da fornalha de fogo ardente e disse: "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde!" Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.
E ajuntaram-se os sátrapas, e os prefeitos, e os presidentes, e os capitães do rei, contemplando estes homens, e viram que o fogo não tinha poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, que não aparecia sinal algum nas suas roupas e que nem o cheiro do fogo tinha passado por eles.
Falou Nabucodonosor e disse: "Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, na província de Babilônia.

(Daniel 3)


Quando virdes, pois, que Jerusalém é sitiada por exércitos, então sabei que está próxima a sua desolação.
Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
Pois esses dias serão de vingança, a fim de se cumprir tudo quanto está escrito."

(Lucas 21:20-22) Jesus


Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.
Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da Terra,
porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a Terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza que é idolatria,
pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da incredulidade.

(Colossenses 3:1-6) Paulo


Mas ai das grávidas e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na Terra e ira sobre este povo.
E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na Terra, aflição dos povos, devido à confusão causada pelo bramido do mar e das ondas;
os homens definharão pelo temor e pelo pressentimento do que estará para suceder ao mundo inteiro, porque as potências dos céus serão abaladas.
Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande poder e majestade.
Quando começarem, pois, a suceder estas coisas, erguei-vos e levantai as vossas cabeças, porque está próxima a vossa libertação."
Acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores.
Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.
Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabeis que o Reino de Deus está perto.
Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas se cumpram.
Passará os céus e a Terra, mas as Minhas Palavras não passarão."
Tende cuidado de vós mesmos, que não se tornem pesados os vossos corações no excesso do comer e na embriaguez, e nas preocupações desta vida, e aquele dia vos apanhe de surpresa.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a Terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar diante do Filho do Homem."

(Lucas 21:23-36) Jesus



Não vos Façais, pois Idólatras >>
Menu
Menu Principal
<< O Fermento dos Fariseus e as Multidões

^