BEM AVENTURADO ÉS TU, Ó ISRAEL...
(Deuteronômio 33:29a)


  • Deus perdoa os pecados de Israel
  • A restauração do Reino de Israel
  • A Renovação da Aliança Eterna
  • Haverá um só pastor
  • A Salvação Eterna de Israel
  • A Justiça e a paz para o Reino de Israel
  • A Prosperidade do Reino de Israel
  • O que Deus tem reservado para os que guardam seus Mandamentos



Por acaso Javé feriu a Jacó como feriu àqueles que ferem Jacó? Ou será que o matou, como matou os seus assassinos?

(Isaías 27:7)


Veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E o Espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos.
Então disse-me: "Filho do homem, porventura julgas que estes ossos possam reviver?" Eu respondi-lhe: "Senhor Deus, tu o sabes."
Então, me disse: "Profetiza sobre estes ossos e dize-lhe: "Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor.
Isto diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou infundir em vós o espírito e vós vivereis.
Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor."
Eu, pois, profetizei como o Senhor me tinha mandado, e, enquanto eu profetizava, ouviu-se um ruído, depois fez-se um reboliço; os ossos aproximaram-se uns dos outros, pondo-se cada um na sua juntura.
Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia, não tinham espírito.
Então disse-me o Senhor: "Profetiza ao espírito: profetiza, filho do homem, e dize ao espírito: Isto diz o Senhor Deus: Espírito, vem dos quatro ventos, sopra sobre estes mortos, e revivam."
Profetizei, pois, como o Senhor me tinha ordenado; o espírito entrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército.
Disse-me o Senhor: "Filho do homem, todos estes ossos são a casa de Israel: Eles dizem: Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós tudo acabou.
Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito para vos fazer voltar à vida e quando eu vos hei de restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor, que o disse e o executei - Oráculo do Senhor."

E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:
"Filho do homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Judá e os israelitas que estão com ele. Em seguida, tomarás outro no qual escreverás: José, madeira de Efraim, e todos os israelitas que estão com ele.
Depois junta estes dois pedaços de madeira um ao outro para os unir; e eles ficarão sendo na tua mão um só pedaço de madeira.
Quando teus compatriotas te perguntarem o que queres dizer com isso,
tu lhes responderás: Isto diz o Senhor Deus: Eis que vou tomar o lenho de José que está na mão de Efraim, e as tribos de Israel, que lhe estão unidas, pô-las-ei juntas com o lenho de Judá e fá-las-ei juntar num só lenho; e serão um só lenho na sua mão.
E os pedaços de madeira sobre que houveres escrito estarão na tua mão, perante os olhos deles.
Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
Farei com que, em sua terra, sobre as montanhas de Israel, não formem mais do que uma nação, que não possuam mais do que um rei. Não mais existirá a divisão em dois povos e em dois reinos.
Não se contaminarão mais com seus ídolos, com suas abominações e com seus crimes. Vou libertá-los das revoltas que os levaram a pecar. Vou purificá-los, e eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles.
Meu servo
Davi será o seu rei; não terão todos senão um só pastor; obedecerão aos Meus Mandamentos, observarão as Minhas Leis e as porão em prática.
E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e
Davi meu servo, será seu príncipe eternamente.
Farei com eles uma Aliança de paz; a Minha Aliança com eles será eterna. Restabelecê-los-ei solidamente, multiplicá-los-ei e porei para sempre o meu santuário no meio deles.
Minha residência será no meio deles. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E as nações saberão que eu sou o Senhor, o santificador de
Israel, quando o meu santuário estiver para sempre no meio deles."

(Ezequiel 37:1-28)


Ele erguerá um estandarte para as nações, a fim de reunir os israelitas exilados, para ajuntar os judeus dispersos dos quatro cantos da Terra.

(Isaías 11:12)


Eis o que diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio pela qual eu teria repudiado vossa mãe? Ou então, a qual de meus credores eu vos vendi? Está bem claro que por vossos crimes fostes vendidos, e por causa de vossos pecados vossa mãe foi repudiada.

(Isaías 50:1)


Dias hão de vir - Oráculo do Senhor - em que firmarei Nova Aliança com as casas de Israel e de Judá.
Não como a Aliança que eu fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, Aliança que eles violaram; embora eu fosse o esposo deles.
Mas eis a Aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei a Minha Lei nas suas entranhas, escrevê-la-ei nos seus corações, serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Ninguém ensinará mais o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: "Conhece o Senhor;" porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade, e não me lembrarei mais do seu pecado.
Isto diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e o curso da lua e das estrelas para a luz da noite; que agita o mar, e logo soam as suas ondas: Senhor dos Exércitos é o Seu Nome.
Se faltarem estas leis diante de mim, diz o Senhor, então poderá também a linhagem de Israel deixar de ser diante de mim uma nação para sempre.
Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus para cima, e sondados os fundamentos da Terra para baixo, também eu rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor.
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que esta cidade será reedificada para o Senhor...

(Jeremias 31:31-38a)


... Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

(Mateus 15:24) Jesus


... e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19:13b)


Porque Israel desencaminhou-se como uma vaca indomável; agora o apascentará o Senhor como a um cordeiro numa espaçosa campina.

(Oséias 4:16)


E eu mesmo recolherei os restos das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.
Estabelecerei sobre elas pastores que as apascentarão; não terão mais medo, nem se atemorizarão, e do seu número não faltará nenhuma, diz o Senhor.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na Terra.
Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome que o nomearão: "O Senhor, justiça nossa."
Portanto eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão: "Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito,
mas, vive o Senhor que fez subir e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha arrojado." E habitarão na sua terra.

(Jeremias 23:3-8)


Reunirei Jacó todo, recolherei o resto de Israel. Porei tudo junto como ovelhas no aprisco, como um rebanho no seu redil: será uma ruidosa multidão de homens.
Porque aquele que lhes há de abrir o caminho irá adiante deles; forçarão e passarão em turmas a porta e entrarão por ela; o seu rei passará diante deles e o Senhor estará à sua frente.

(Miquéias 2:12-13)


Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os houver lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar e farei que habitem nele seguramente.
E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Dar-lhes-ei um mesmo coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, e lhes vá bem a eles e a seus filhos depois deles.
Farei com eles uma Aliança Eterna, e não deixarei de lhes fazer bem; infundirei o meu temor no seu coração, para que se não apartem de mim.
O meu prazer será fazer que eles sejam felizes. E solidamente os colocarei nesta terra, com toda a minha alma e coração.
Porque isto diz o Senhor: Assim como fiz vir sobre este povo todo este grande mal, assim farei vir sobre eles todo o bem que lhes anuncio.

(Jeremias 32:37-42)


Eis que fecharei a sua chaga, dar-lhes-ei saúde, curá-los-ei e lhes mostrarei a paz e a verdade que eles me pedem.
E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel e os edificarei como no princípio;
eu vou purificá-los de toda a injustiça com que pecaram contra mim, e vou perdoar todas as injustiças que cometeram contra mim.
E esta cidade me servirá de nome de alegria, de louvor e de glória, entre todas as nações da Terra que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhe dou.
Assim diz Javé: vocês dizem que as cidades de Judá e as ruas desertas de Jerusalém são um lugar arrasado, sem gente, sem morador e sem criações. Pois bem, neste mesmo lugar se ouvirão novamente
gritos de gozo e de alegria, cantos de esposo e de esposa, vozes dos que dirão: Louvai o Senhor dos Exércitos, porque o Senhor é bom, porque a sua misericórdia é eterna; e a voz dos que trarão suas oferendas à Casa do Senhor; pois eu farei voltar os cativos desta terra como no princípio, diz o Senhor.
Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: Neste lugar que é deserto, sem homens nem animais, e em todas as suas cidades, haverá novamente abrigos para os pastores que apascentarão seus rebanhos.

(Jeremias 33:6-12)


E tu, filho do homem, profere o seguinte oráculo acerca das montanhas de Israel: montes de Israel, ouvi a Palavra do Senhor.
Isto diz o Senhor Deus: Porque o inimigo disse de vós: Bem feito, estas alturas eternas foram-nos dadas como herança.
Profere, pois, o seguinte oráculo: Eis o que diz o Senhor Javé: Já que de todos os lados tendes sido devastados e tendes vos tornado propriedade de outras nações, pois tendes sido objeto de maledicências e de calúnias dos povos,
portanto, ouvi, ó montes de Israel, a Palavra do Senhor Jeová: Assim diz o Senhor Jeová aos montes e aos outeiros, às correntes e aos vales, aos lugares assolados e solitários e às cidades desamparadas, que se tornaram rapina e escárnio para o resto das nações que estão ao redor delas.
Pois bem, eis o que diz o Senhor Javé: juro que é no ardor do meu zelo e no meu furor, pelo motivo de terdes sofrido os insultos das nações.
Por isso pronuncia o teu oráculo sobre a terra de Israel, e dize às montanhas, aos outeiros, às torrentes e aos vales: eis o que diz o Senhor Javé: Tendes carregado o desprezo injurioso das nações.
Por isso, isto diz o Senhor Deus: Levantei a minha mão, que as nações que estão em torno de vós, essas mesmas levem sobre si a sua confusão.
Mas vós, ó montes de Israel, vós produzireis os vossos ramos e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir.
Por que eis que venho até vós, eu me volto para vós, a fim de que sejais cultivados e semeados.
Multiplicarei em vós os homens e toda a casa de Israel; as cidades serão habitadas; os lugares arruinados serão restabelecidos.
Multiplicarei sobre vosso solo homens e animais, que serão numerosos e fecundos; eu vos repovoarei como outrora e vos tornarei mais prósperos do que nunca. Vós reconhecereis assim que eu é que sou o Senhor.
É meu povo de Israel, esses homens que farei nascer sobre o vosso solo; serás a sua posse e herança, e não os privarás mais dos seus filhos.
Assim diz o Senhor Jeová: Visto como vos dizem: "Tu é uma terra que devora os homens e és uma terra que desfilha os seus povos;"
por isso, tu não devorarás mais os homens, nem desfilharás mais os teus povos, diz o Senhor Jeová.
Eu farei que se não ouçam mais em ti os insultos das nações e não levarás mais sobre ti o opróbrio dos povos, nem perderás mais a tua gente, diz o Senhor Deus.
E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:
"Filho do homem, quando os israelitas habitavam sobre o seu território, eles mancharam-no por seu comportamento e seus atos: seu proceder era, a meus olhos, como a menstruação de uma mulher.
Por isso derramarei minha ira sobre eles, devido ao sangue que tinham derramado sobre a Terra e aos ídolos com que a profanaram.
Dispersei-os entre as nações e foram disseminados para várias terras; julguei-os segundos os seus caminhos e segundo as suas obras.
Tendo chegado às nações para onde foram, desonraram o Meu Santo Nome, quando se dizia deles: Este é o povo do Senhor e estes são os que saíram da sua terra.
Perdoei-lhes por amor do Meu Santo Nome, o qual a casa de Israel tinha desonrado entre as nações, para onde tinha ido.
Por isso tu dirás à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós, casa de Israel, que eu farei o que estou para fazer, mas é por atenção ao Meu Santo Nome, que vós tendes desonrado entre as nações para onde fostes.
Eu santificarei o Meu Grande Nome, que foi profanado entre as nações, o qual vós desonrastes no meio delas, a fim de que as nações saibam que eu sou o Senhor, diz o Senhor dos Exércitos, quando eu tiver sido santificado a seus olhos no meio de vós.
Por que eu vos tirarei dentre as nações, vos congregarei de todos os países e vos trarei para a vossa terra.
Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.
Porei o meu Espírito no meio de vós, farei que andeis nos meus preceitos, que guardeis as Minhas Leis e que as pratiqueis.
E habitareis na Terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus.
Purificar-vos-ei de todas as vossas imundícies; farei vir o trigo e o multiplicarei e não trarei a fome sobre vós.
Farei abundar os frutos das árvores e a colheita dos campos, a fim de que não tenhais mais de sofrer entre as nações a vergonha da fome.
Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas maldades e das vossas abominações.
Não é por amor de vós que eu faço isso, diz o Senhor Jeová; notório vos seja: envergonhai-vos e confundi-vos pelos vossos caminhos, ó casa de Israel.
Eis o que diz o Senhor Javé: no dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, repovoarei as cidades; as ruínas serão reerguidas,
a terra devastada será de novo cultivada, depois de ter ficado deserta à vista dos transeuntes.
E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, as cidades que estavam destruídas, arruinadas e demolidas, estão agora habitadas como se fossem fortalezas!
Então, saberão as nações que ficarem de resto em redor de vós que eu, o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas e plantado o que estava devastado; eu, o Senhor, o disse e o farei.
Eis o que diz o Senhor Javé: nisto ainda me deixarei abrandar pela casa de Israel e o farei por eles: eu os multiplicarei como um rebanho.
Como um rebanho santo, como o rebanho de Jerusalém nas suas festas; assim é que as cidades que estavam desertas serão cheias de rebanhos de homens, e eles saberão que eu sou o Senhor."

(Ezequiel 36)


Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?

(Hebreus 12:6-7)


Porque os filhos de Israel ficarão por muito tempo sem rei e sem chefe, sem sacrifícios e sem monumentos sagrados, sem adivinhação e sem imagens de ídolos.
Depois disso os filhos de Israel voltarão a buscar o Senhor, seu Deus e Davi, seu rei; recorrerão comovidos ao Senhor e à sua bondade no final dos tempos.

(Oséias 3:4-5)


Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é Tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
Naquele dia - Oráculo do Senhor dos Exércitos - partirei o jugo que lhe pesa ao pescoço e lhe romperei os laços. Não serão mais cativos dos estrangeiros,
mas servirão ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
Não temas, pois, tu, meu servo Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tornará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
Porque eu sou contigo para te salvar, diz o Senhor. Eu destruirei todas as nações, entre as quais te dispersei; a ti, porém, não te destruirei inteiramente, mas castigar-te-ei com equidade, para que te não tenhas por inocente.

(Jeremias 30:7-11)


Quando, pois, o Senhor, teu Deus, os lançar fora, de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: "Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela impiedade destas nações, é que o Senhor as lança fora, de diante de ti.
Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas, pela impiedade destas nações, o Senhor teu Deus, as lança fora, de diante de ti; e para confirmar a Palavra que o Senhor, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
Sabe, pois, que não é pela tua justiça que o Senhor teu Deus te dará posse desta terra excelente, pois tu és um povo de cerviz duríssima.
Lembra-te, e não te esqueças de que modo provocaste a ira do Senhor teu Deus no deserto. Desde o dia em que saíste do Egito até este lugar, foste sempre rebelde ao Senhor.

(Deuteronômio 9:4-7)


... Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.
Por isso é que os castigarei pelos profetas, e os matarei pelas Palavras da minha boca, e meu juízo resplandece como o relâmpago.

(Oséias 6:4b-5)


Fostes propício, Senhor, à vossa Terra; restabeleceste a sorte de Jacó.
Perdoaste a culpa do teu povo, encobriste todo o seu pecado.
Fizeste cessar toda a tua indignação; refreaste o ardor da tua ira.

(Salmos 84:2-4(85:1-3)


Mas também todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te despojam entregarei ao saque.
Vou enfaixar tuas chagas e curar tuas feridas - Oráculo do Senhor. Chamam-te a Repudiada, Sião, de quem não mais se cuida.
Diz o Senhor: Eis que farei voltar os cativos que habitam nas tendas de Jacó, terei compaixão das suas casas, a cidade será edificada na sua colina e o Templo será fundado segundo o seu estado anterior.
Cânticos de louvor se erguerão e gritos de alegria. Multiplicar-lhes-ei o número, que não será mais reduzido; eu os exaltei, e não serão mais humilhados.
E os seus filhos serão como eram no princípio e a sua congregação permanecerá diante de mim; castigarei todos os seus opressores.
Um dentre eles será o chefe, e do meio deles sairá seu soberano. E o farei aproximar, e ele se chegará a mim; porque quem é aquele que se tem empenhado em se chegar a mim? - diz o Senhor.
E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus.

(Jeremias 30:16-22)


E farei Israel voltar para sua morada...

(Jeremias 50:19a)


Porque o Senhor trará outra vez a excelência de Jacó, como a excelência de Israel...

(Naum 2:2a)


Porque o Senhor escolheu para si a Jacó e a Israel, para seu tesouro peculiar.

(Salmos (134)135:4)


Um dia Jacó lançará raízes, Israel produzirá flores e botões, e eles cobrirão o mundo de frutos.
Por acaso Javé feriu a Jacó como feriu àqueles que ferem Jacó? Ou será que o matou, como matou os seus assassinos?
Javé os castigou na medida certa, ao expulsá-los de sua terra, ao jogá-los longe com vento forte, como em dia de vento oriental.
Assim foi expiado o crime de Jacó, e este é o resultado do perdão do seu pecado: ele quebrou as pedras dos altares, como se trituram as pedras de cal; as estacas sagradas e as imagens do sol não poderão ficar em pé.

(Isaías 27:6-9)


Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.
E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da terra...

(Oséias 1:10-11a)


E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.

(Isaías 10:27)


Não temas, pois, tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei mesmo de longe e a tua semente da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e sossegará, e não haverá quem o atemorize.
Não temas, pois, servo meu Jacó, diz o Senhor, porque eu sou contigo e hei de consumir todas as nações, para as quais te desterrei; a ti, porém, não te consumirei, mas castigar-te-ei com medida, sem te deixar impune como se fosses inocente.

(Jeremias 46:27-28)


Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo.
Tu, que eu trouxe dos confins da Terra, e que fiz vir do fim do mundo, e a quem eu disse: Tu és meu servo, eu te escolhi, e não te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Vão ficar envergonhados e confusos todos aqueles que se revoltaram contra ti; serão aniquilados e destruídos.
Tu buscarás esses homens que se levantam contra ti, mas não os acharás; serão como se não fossem; ficarão reduzidos a nada os homens que te fazem guerra.
Porque eu sou o Senhor teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas, eu sou o que te ajuda.
Não temas ó vermezinho de Jacó, nem vós os que sois mortos de Israel; eu sou o teu auxílio, diz o Senhor; e o teu Redentor é o Santo de Israel.
Eu farei que sejam um carro novo de debulhar trigo, armado de dentes de ferro que cortam à maneira de serra: tu calcarás e quebrarás os montes, e reduzirás a pó os outeiros.
Tu o joeirarás, levá-los-á o vento e a tempestade os espalhará; tu exultarás no Senhor, alegrar-te-ás no Santo de Israel.

(Isaías 41:8-16)


E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a pique, nem espinho que cause dor da parte de nenhum dos seus vizinhos que a desprezam; assim se saberá que sou eu o Senhor.
Eis o que diz o Senhor Javé: Quando eu reunir os israelitas dentre os povos, onde estiverem dispersados, manifestarei com isso a minha santidade aos olhos das nações; habitarão a terra que tenho doado ao meu servo Jacó.
Habitarão nela sem temor algum, edificarão casas, plantarão vinhas e viverão numa inteira segurança, quando eu tiver exercido meus juízos sobre todos os seus adversários em contorno; e saberão que eu sou o Senhor seu Deus.

(Ezequiel 28:24-26)


Portanto, dize: Assim diz o Senhor Jeová: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
Eles entrarão nela e tirarão do meio dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.
Darei a eles um coração integro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
A fim de que observem as Minhas Leis, guardem e pratiquem os Meus Mandamentos, sejam o meu povo e eu o seu Deus.
Quanto àquele que têm o coração apegado aos ídolos e às suas práticas abomináveis, farei pesar sobre suas cabeças o peso de seu proceder - Oráculo do Senhor.

(Ezequiel 11:17-21)


Então darei aos povos lábios puros, para que invoquem todos o NOME, do Senhor e o sirvam num mesmo espírito de zelo.

(Sofonias 3:9)


... e o NOME pelo qual se chama é a PALAVRA DE DEUS.

(Apocalipse 19:13b)


Ele revelou sua PALAVRA a Jacó, sua LEI e seus preceitos a Israel.
Não fez assim a todas as outras nações, e não lhes manifestou os seus preceitos. Aleluia.

(Salmos 146:8-9(147:19-20)


Nesse dia - Oráculo de Javé - você me chamará: "Meu marido" e não mais "Meu ídolo."
Vou tirar de seus lábios o nome dos ídolos, e esses nomes nunca mais serão lembrados.
Nesse dia farei em favor deles uma ALIANÇA com as feras, com as aves do céu e com os répteis da terra. Eliminarei o arco, a espada e a guerra; e, então, vou fazê-los dormir em segurança.
Eu me casarei com você para sempre, me casarei com você na justiça e no direito, no amor e na ternura.
Eu me casarei com você na fidelidade e você conhecerá Javé.
E acontecerá, naquele dia, que eu responderei, diz o Senhor, eu responderei aos céus, e estes responderão à terra.
A terra responderá ao trigo, ao vinho e ao azeite...

(Oséias 2:16-22a(18-24a)


De tal modo que neste país, quem quiser ser abençoado, será abençoado pelo Deus verdadeiro; se alguém quiser jurar neste país, é pelo Deus verdadeiro que há de jurar, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito,
Porque eis que eu crio céus novos e nova Terra; não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo;
Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos.
Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição.
Edificarão casas e habitarão nelas; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
Não lhes sucederá edificarem eles casas e ser outro quem as habite; nem plantarem para que outro coma; porque os dias do meu povo serão como os dias das árvores, e as obras das suas mãos envelhecerão.
Não trabalharão mais em vão, não darão mais à luz filhos votados a uma morte repentina, porque serão a raça abençoada pelo Senhor, eles e seus descendentes.
E acontecerá que, antes que eles clamem, eu vos ouvirei; estando eles ainda a falar, eu os atenderei.
O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu Santo Monte, diz o Senhor.

(Isaías 65:16-25)


Canta alegremente, ó estéril que não deste à luz! Exulta de prazer com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto! Porque mais são os filhos da solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor.
Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das suas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.
Porque tu te estenderás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade tomará posse das nações e povoará as cidades desertas.
Não temas, porque não serás confundida nem envergonhada; porquanto não terás de que te envergonhar, pois te esquecerás da confusão da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.
Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o Seu Nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a Terra.
Porque o Senhor te chamou, como uma mulher desamparada e angustiada de espírito, como uma mulher repudiada desde a mocidade, disse o teu Deus.
Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.

Em grande ira, escondi a face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.
Porque isso será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não inundariam mais a Terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, e que nunca mais vou castigá-la.
Ainda que os montes sejam abalados e tremam as colinas, a minha misericórdia não se apartará de ti, e a Aliança da minha paz não se mudará, diz o Senhor, compadecido de ti.
Infeliz, sacudida pela tempestade e sem alívio, eis que te vou construir em pedra de jaspe e preparar teus alicerces de safira.
E as tuas janelas farei cristalinas e as tuas portas, de rubins, e todo um recinto de pedras preciosas.
E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante.
Serás isenta de qualquer opressão, nada terás a temer, e de todo o terror, pois não poderá atingir-te.
Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por mim; quem se juntar contra ti, cairá por amor de ti.
Sou eu que criei o operário que sopra as brasas no fogo, e que prepara o instrumento para o seu trabalho; sou eu também que criei o matador para destruir.
Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.

(Isaías 54:1-17)


Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que semearei a casa de Israel e a casa de Judá com a semente de homens e com a semente de animais.
E assim como vigiei sobre eles para desarraigar, demolir, dissipar, arruinar, afligir, do mesmo modo vigiarei sobre eles para edificar e plantar, diz o Senhor.

(Jeremias 31:27-28)


Porei os olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra; e edificá-los-ei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
Darei a eles um coração capaz de me conhecer, pois eu sou o Senhor; serão para mim o meu povo, e eu serei para eles o seu Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.

(Jeremias 24:6-7)



Página 2 >>
Menu
Menu Principal
<< Os Sobreviventes

^