DEUS NÃO RESPONDE AOS IDÓLATRAS


  • Jesus é escarnecido
  • A Palavra de Deus é desprezada
  • Ou Deus ou os ídolos
  • Os ídolos faz separação entre Deus e nós



Então, soltou-lhe Barrabás e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
E logo os soldados do governador, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte.
Em seguida despindo-o, lhe puseram sobre os ombros um manto vermelho,
e tecendo uma coroa de espinhos, lha colocaram na cabeça, e na mão direita uma vara. E dobrando os joelhos diante dele, o escarneciam dizendo: “Salve Rei dos Judeus!”
E cuspindo-lhe, tomavam a vara e com ela batiam-lhe na cabeça.
Depois que o escarneceram, despojaram-no do manto e lhe tornaram a colocar as vestes dele. E o levaram para crucificar.
Saindo, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus.
E chegando ao lugar chamado Gólgota, que significa lugar da Caveira,
deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.

(Mateus 27:26-34)


Puseram fel no meu alimento; na minha sede deram-me vinagre para beber.
Que sua mesa seja armadilha para eles e sua abundância em cilada.
Obscureçam-se os seus olhos para que não vejam; e encurva-lhes sempre o dorso.
Derrama sobre eles a tua indignação, e prenda-os o ardor da tua ira.
Fique desolado o seu palácio; e não haja quem habite nas suas tendas.
Porque perseguiram aquele a quem atingistes e aumentaram a dor daquele a quem feristes.
Permite que juntem maldade sobre maldade, e não cheguem a entrar nos caminhos da tua justiça.
Sejam riscados do Livro da Vida e não sejam inscritos com os justos!

(Salmos 68:22-29(69:21-28) Davi


Depois que o crucificaram, repartiram entre si as suas vestes, lançando sortes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido anunciado pelo profeta: "Repartiram entre si as minhas vestes, sobre a minha túnica lançaram sortes."
Sentaram-se e montaram guarda.
E, por cima da sua cabeça, puseram escrita a acusação: "Este é Jesus, O Rei dos Judeus."
Foram, na ocasião, crucificados com ele dois ladrões, um à direita e outro à esquerda.

(Mateus 27:35-38)


Não fareis deuses de prata, nem deuses de ouro para pôr ao meu lado.

(Êxodo 20:23)


E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça,
e dizendo: "Ah! tu que destróis o Templo de Deus, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz."
E da mesma maneira os príncipes dos sacerdotes, junto com os doutores da Lei e os anciãos zombavam de Jesus:
"Salvou os outros e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desce, agora, da cruz, e creremos nele;
confiou em Deus! que ele o liberte agora, se é que lhe quer bem. Porque ele disse: Eu sou Filho de Deus."
Também os ladrões que foram crucificados com ele, diziam-lhe a mesma coisa, insultando-o.
E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a Terra, até á hora nona.
E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: "Eli, Eli, lammá sabactaní?" - O que quer dizer: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"

(Mateus 27:39-46)


Aquele que não tinha pecado, Deus o fez pecado por nós...

(2Coríntios 5:21a) Paulo


E o Senhor disse a Moisés: “Eis que vais dormir com teus pais, e este povo levantando-se se prostituirá a deuses estranhos na terra, em que entra para habitar nela. Ele me abandonará e violará a Aliança. que fiz com ele.
Assim se acenderá a minha ira, naquele dia, contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei dele a minha face, e ele será devorado; sobre ele cairão todos os males e aflições, de tal modo que dirá naquele dia: Verdadeiramente porque Deus não está comigo, me vieram estes males.
Eu esconderei e ocultarei a minha face naquele dia, por causa de todos os males que ele fez, por se haver tornado a outros deuses."

(Deuteronômio 31:16-18)


No sétimo ano, do décimo dia do quinto mês, vieram alguns anciãos de Israel consultar o Senhor, e se assentaram diante de mim.
Foi-me dirigida a Palavra do Senhor, nos termos seguintes:
“Filho do homem, fala aos anciãos de Israel, aos quais dirás: Isto diz o Senhor Deus: Porventura viestes vós a consultar-me? Juro que não vos responderei, diz o Senhor Deus.
Julga-os, pois, filho do homem, põe-lhes diante dos olhos as abominações de seus pais.
E dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: No dia em que escolhi a Israel, levantei a mão para a descendência da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, e levantei a mão para eles, dizendo: Eu sou o Senhor Vosso Deus.
Nesse dia levantei a minha mão para os tirar da terra do Egito para a terra que eu lhes tinha preparado, que mana leite e mel, terra a mais excelente de todas.
Eu lhes disse então: que cada um lance para fora os ídolos abomináveis que atraem os vossos olhos; não mais vos mancheis com os ídolos do Egito. Eu é que sou o Senhor, Vosso Deus.
Eles, porém, irritaram-me e não me quiseram ouvir; nenhum lançou fora as abominações dos seus olhos, nem abandonaram os ídolos do Egito. E eu tinha dito que derramaria a minha indignação sobre eles e que saciaria neles a minha ira no meio da terra do Egito;
porém procedi por glória do Meu Nome, para que ele não ficasse desacreditado diante das gentes, no meio das quais estavam, e entre as quais eu lhes apareci para os tirar da terra do Egito.
Tirei-os, pois, da terra do Egito, conduzi-os ao deserto,
dei-lhes os meus preceitos, ensinei-lhes as minhas Leis, em cuja observância o homem encontrará a vida.
E também lhes dei os meus Sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.
Mas, depois de tudo isto, os filhos da casa de Israel irritaram-me no deserto, não andaram nos meus preceitos, rejeitaram as minhas Leis, que dão vida aos que as observam, e violaram inteiramente meus Sábados. Resolvi, pois, derramar o meu furor sobre eles no deserto e exterminá-los.
Mas, por amor do Meu Nome, procedi de modo que ele não ficasse desacreditado diante das gentes, do meio e aos olhos das quais eu os tinha feito sair.
Também levantei a minha mão contra eles no deserto, para os não introduzir na terra que lhes dei, a qual mana leite e mel, a melhor de todas as terras;
porque eles rejeitaram as minhas Leis, não andaram nos meus preceitos, e violaram os meus Sábados, pois o seu coração ia após os ídolos.
Todavia olhei para eles com olhos de misericórdia, para os não matar, nem os exterminei no deserto.
Depois disse a seus filhos no deserto: Não sigais os exemplos de vossos pais, nem imiteis os seus costumes, nem vos mancheis com o culto dos seus ídolos.
Sou eu, o Senhor, que sou o Vosso Deus. Deveis guardar as minhas Leis, observar e praticar as minhas ordens.
Respeitai santamente os meus Sábados, a fim de que sejam um sinal entre mim vós, e que se saiba que eu, o Senhor, é que sou o Vosso Deus.
Mas também os filhos se sublevaram contra mim, não cumpriram as minhas Leis, não as observaram, pondo em prática os meus preceitos, em virtude dos quais o homem vive, desde que os cumpra; e eles profanaram os meus Sábados. Por isso concebi o desígnio de desencadear contra eles a minha cólera, de fartar a minha ira contra eles no deserto.
Mas desviei a minha mão, e o fiz por causa do Meu Nome, para que não fosse profanado aos olhos das nações, à vista das quais os fiz sair.
Também levantei a mão para eles no deserto, para os espalhar entre as nações e os derramar pelas terras;
porque não haviam observado os meus preceitos, tinham rejeitado as minhas Leis, profanado os meus Sábados e deixando seus olhos se apegar aos ídolos de seus pais.
De minha parte, cheguei a dar-lhes estatutos que lhes foram funestos, ordens em virtude das quais não podiam viver.
Permiti que se manchassem as suas oblações, quando para expiação dos seus pecados ofereciam os seus primogênitos (a Moloc); e eles saberão que eu sou o Senhor.
Portanto fala à casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Ainda nisto me blasfemaram vossos pais, e transgrediram contra mim.
Quando os introduzi na terra, que eu com juramento tinha prometido dar-lhes; olharam para todos os outeiros elevados e para todas as árvores frondosas, e ali imolaram as suas vítimas, ali queimaram suaves perfumes e ofereceram as suas libações.
Então eu lhes disse: que lugar alto é esse, aonde ides? E esse nome de lugar alto é o que até hoje tem subsistido.
Portanto dize à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Vós certamente vos contaminais, seguindo os caminhos de vossos pais e vos entregais à mesma fornicação que eles.
Apresentando as vossas oferendas, fazendo passar vossos filhos pelo fogo, vós ainda hoje vos manchais com todos os vossos ídolos. E responder-vos-ei ainda, casa de Israel? Juro, diz o Senhor Deus, que vos não responderei.
Nem se efetuará o que pensais no vosso coração, quando dizeis: Seremos como as nações e como os povos da terra, adorando os lenhos e as pedras.
Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós;
e vos tirarei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada.
E vos levarei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco face a face.
Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor Jeová.
Submeter-vos-ei ao meu cetro e vos farei entrar nos laços da Minha Aliança.
Separarei dentre vós os transgressores da minha Lei e os ímpios, e os farei sair da terra em que habitam; porém não entrarão na terra de Israel; e vós sabereis que eu é que sou o Senhor.

Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor Jeová: Ide sirva cada um aos seus ídolos, pois que a mim me não quereis ouvir; mas não profaneis mais o Meu Santo Nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos.
Sobre o meu Santo Monte, sobre o alto monte de Israel, diz o Senhor Deus, é lá que me prestará culto toda a casa de Israel, todos desta nação. Lá vos farei uma acolhida favorável. Lá receberei vossas oferendas e as primícias dos vossos dons, com tudo o que apresentardes.
Em vós deliciar-me-ei com perfume agradável, quando vos tiver arrancado do meio dos povos e reunido fora dos países em que vos acháveis dispersos; e serei santificado em vós ante os olhos das nações.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando vos tiver conduzido à terra de Israel, que jurei dar a vossos pais.
E ali vos lembrareis de vossos caminhos e de todos os vossos atos com que vos contaminastes e tereis nojo de vós mesmos, por todas as vossas maldades que tende cometido.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu proceder para convosco por amor do Meu Nome, em vez de vos tratar conforme os vossos maus caminhos e conforme os vossos tão detestáveis pecados, diz o Senhor Deus."

(Ezequiel 20:1-44)


Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias nos termos seguintes:
"Ouvi as Palavras desta Aliança, e tu fala aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém.
e lhes dirás: Isto diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não ouvir as Palavras desta Aliança,
a qual eu fiz com vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, daquela fornalha de ferro, dizendo: Ouvi a minha voz, fazei todas as coisas que vos mando, e sereis o meu povo, e eu serei o Vosso Deus;
para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia." Então respondi e disse: "Amém, ó Senhor!"
E o Senhor me disse: "Prega em alta voz todas estas Palavras nas cidades de Judá e fora de Jerusalém, dizendo: Ouvi as Palavras desta Aliança e observai-as.
Desde o dia em que os fiz sair do Egito até hoje, adverti com instância vossos pais, falando-lhes assim: Ouvi minha voz!
E não a ouviram, nem prestaram ouvidos, mas cada um seguiu a depravação do seu coração maligno; descarregarei sobre eles todo o castigo que estava escrito naquela Aliança, que lhe mandei observar e que não observaram."
Disse-me mais o Senhor: "Uma conjuração se achou entre os homens de Judá, entre os habitantes de Jerusalém.
Volveram às iniquidades dos antepassados que se haviam recusado a ouvir Minhas Palavras, indo, eles também, atrás de outros deuses a fim de cultuá-los. A casa de Israel e a casa de Judá violaram a Aliança que havia firmado com seus pais.
Portanto assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar, e clamarão a mim; e eu não os ouvirei.
Então, irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a que eles queimaram incenso; eles, porém, de nenhuma sorte, os livrarão no tempo do seu mal.
Porque ó Judá, possuís tantos deuses quantas são tuas cidades; e quantas ruas tens em Jerusalém, tantos altares de infâmia ergueste para neles queimar oferendas em honra de Baal.
Quanto a ti não intercedas por este povo, nem ores por ele, nem supliques, porque no tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei."

(Jeremias 11:1-14)


Filho do homem, esses homens tem os ídolos instalados no coração, e eles tem constantemente diante dos olhos o que os leva a cair no pecado, porventura responder-lhes-ei quando me interrogarem?
Portanto fala com eles e dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu o Senhor, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;

a fim de atingir no coração essa casa de Israel que, por amor aos seus ídolos se tem afastado de mim.
Portanto dize a casa de Israel: Assim diz o Senhor Jeová: Convertei-vos, e deixai os vossos ídolos, e desviai o vosso rosto de todas as vossas abominações.
Se efetivamente sucede a algum israelita ou, também, a algum estrangeiro que more em Israel afastar-se de mim e instalar ídolos no coração, conservando diante dos olhos o que o faz cair no pecado, e depois se dirigir a um profeta para me consultar por seu ministério,
sou eu, o Senhor, que hei de responder contra esse homem; farei dele um exemplo que se há de tornar proverbial, porque o eliminarei do meu povo, e sabereis por essa forma que eu sou o Senhor.

(Ezequiel 14:3-8)


Vós, porém, me abandonastes de novo para servir a outros deuses; por isso não mais os livrarei.
Ide e invocai os deuses que escolhestes; eles que vos livrem de vossa angústia!

(Juízes 10:13-14)


Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?

(Salmos 4:2(3) Davi


Nenhum arrependimento até hoje sentiram, nem temor tiveram. Não observaram Minha Lei, nem os Mandamentos que vos havia imposto assim como a vossos pais.
Eis porque, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, vou desviar de vós a minha face...

(Jeremias 44:10-11a)


... porque eu estou vigiando para cumprir a MINHA PALAVRA.

(Jeremias 1:12b)


Nossos pais pecaram, e já não existem, e nós temos levado o castigo das suas iniquidades.

(Lamentações 5:7)


... pois é grande a ira do Senhor, que se desencadeou sobre nós porque nossos pais não observaram a Palavra do Senhor, pondo em prática tudo o que está escrito neste Livro.

(2Crônicas 34:21b)



Deus entrega seu Povo nas mãos dos seus Inimigos >>
Menu
Menu Principal
<< Os Ídolos de Pedra e os Ídolos de Ouro

^