JESUS DESCANSOU NO SÁBADO pg 2


E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes.
E estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhe disseram: “Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou...

(Lucas 24:4-6a)


Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
“Fala aos filhos de Israel, e lhes dirás: Não deixeis de guardar o meu Sábado, porque é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
Portanto guardareis o Sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do seu povo.
Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia, é o Sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do Sábado fizer obra, certamente morrerá."

(Êxodo 31:12-15)


Não está mais aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite.”
E lembraram-se das suas Palavras.

(Lucas 24:6-8)


E, ao terceiro dia, fizeram-se umas Bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as Bodas.
E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Não tem vinho."
Disse-lhe Jesus: “Mulher, que tenho eu contigo?...”

(João 2:1-4a)


Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor, Vosso Deus.
Guardareis os meus Sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.

(Levítico 26:1-2)


E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma Mulher assentada sobre uma Besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.

(Apocalipse 17:3)


E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a Lei...

(Daniel 7:25a)


  • O chamado Édito de Constantino foi uma legislação do imperador romano Constantino I, proclamada em 7 de março de 321. O seu texto reza: "Que todos os juízes, e todos os habitantes da Cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu''.(in: Codex Justinianus, lib. 13, it. 12, par. 2.) Wikipedia
  • Domingo dia do sol. (M.Freire)



  • E voltando do sepulcro, anunciaram todas essas coisas aos onze e a todos os demais.
    E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam as que diziam estas coisas aos apóstolos.
    E as suas palavras lhes pareciam como desvario e não as creram.
    Todavia, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e abaixando-se, viu só os lençóis ali postos, e retirou-se, admirando, consigo mesmo, o que sucedera.

    (Lucas 24:9-12)


    Seus sacerdotes violam a Minha Lei, profanam o meu santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro; fecham os olhos para não ver os meus Sábados; no meio deles a minha santidade é profanada.
    Seus chefes lá estão como lobos que despedaçam a presa, para derramar o sangue, para perder as almas, para correr atrás do ganho, a fim de satisfazer a sua avareza.

    (Ezequiel 22:26-27)


    Por isso jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

    (Salmos (94)95:11)


    Tirei-os, pois, da terra do Egito, conduzi-os ao deserto,
    dei-lhes os meus preceitos, ensinei-lhes as Minhas Leis, em cuja observância o homem encontrará a vida.
    E também lhes dei os meus Sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.
    Mas, depois de tudo isto, os filhos da casa de Israel irritaram-me no deserto, não andaram nos meus preceitos, rejeitaram as Minhas Leis, que dão vida aos que as observam, e violaram inteiramente meus Sábados. Resolvi, pois, derramar o meu furor sobre eles no deserto e exterminá-los.
    Mas, por amor do Meu Nome, procedi de modo que ele não ficasse desacreditado diante das gentes, do meio e aos olhos das quais eu os tinha feito sair.
    Também levantei a minha mão contra eles no deserto, para os não introduzir na terra que lhes dei, a qual mana leite e mel, a melhor de todas as terras;
    porque eles rejeitaram as Minhas Leis, não andaram nos meus preceitos, e violaram os meus Sábados, pois o seu coração ia após os ídolos.
    Todavia olhei para eles com olhos de misericórdia, para os não matar, nem os exterminei no deserto.
    Depois disse a seus filhos no deserto: Não sigais os exemplos de vossos pais, nem imiteis os seus costumes, nem vos mancheis com o culto dos seus ídolos.
    Sou eu, o Senhor, que sou o Vosso Deus. Deveis guardar as Minhas Leis, observar e praticar as minhas ordens.
    Respeitai santamente os meus Sábados, a fim de que sejam um sinal entre mim e vós, e que se saiba que eu, o Senhor, é que sou o Vosso Deus.
    Mas também os filhos se sublevaram contra mim, não cumpriram as Minhas Leis, não as observaram,
    pondo em prática os meus preceitos, em virtude dos quais o homem vive, desde que os cumpra; e eles profanaram os meus Sábados. Por isso concebi o desígnio de desencadear contra eles a minha cólera, de fartar a minha ira contra eles no deserto.
    Mas desviei a minha mão, e o fiz por causa do Meu Nome, para que não fosse profanado aos olhos das nações, à vista das quais os fiz sair.
    Também levantei a mão para eles no deserto, para os espalhar entre as nações e os derramar pelas terras;
    porque não haviam observado os meus preceitos, tinham rejeitado as Minhas Leis, profanado os meus Sábados e deixando seus olhos se apegar aos ídolos de seus pais.

    (Ezequiel 20:10-24)


    Se desviares o teu pé do Sábado, de fazer a tua vontade no Meu Santo Dia, e se chamares ao Sábado deleitoso e Santo Dia do Senhor digno de honra e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, não te entregando às tuas ocupações e às conversações.
    Então, te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da Terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor o disse.

    (Isaías 58:13-14)


    Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído.
    A Boa Nova nos foi trazida a nós, como o foi a eles. Mas a eles de nada aproveitou, porque caíram na descrença.
    Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: “Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso.” Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo;
    pois, em certa passagem, falou do sétimo dia o seguinte: “E, terminado o seu trabalho, descansou Deus no sétimo dia.”
    Se, pois, ele repete: “Não entrarão no lugar do meu descanso,”
    é sinal de que outros são chamados a entrar nele...

    (Hebreus 4:1-6a)


    Assim diz o Senhor: “Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação não tarda em chegar e minha justiça a revelar-se.
    Bem aventurado o homem, e o filho do homem que a isto se aplicar, que observa o Sábado, e abstém de toda má ação.
    Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo. Que o eunuco não diga: Oh! Sou apenas um lenho seco.
    Porque eis o que o diz Senhor: aos eunucos que observarem meus Sábados, que escolherem o que me é agradável, e se afeiçoarem à Minha Aliança.
    Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.
    E aos filhos do estrangeiro, que se unem ao Senhor para o honrarem, e amarem o Seu Nome, para serem seus servos; a todo o que guardar o Sábado para o não profanar, e ao que abraçar a Minha Aliança.
    Eu os conduzirei ao meu Monte Santo e os cumularei de alegria na minha Casa de Oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos.
    Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel; eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos."

    (Isaías 56:1-8)


    ... e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as Boas-Novas não entraram por causa da desobediência,
    fixa de novo certo dia falando de Hoje, dizendo por meio de Davi, tanto tempo depois, como acima foi dito: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não queirais endurecer os vossos corações.”

    Porque, se Josué lhes tivesse dado o descanso, não falaria depois disso, de um outro dia.

    (Hebreus 4:6b-8)


    Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: “Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.”
    E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.
    Não houve, nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido à voz de um homem, porque o Senhor combatia por Israel.
    Depois disso, Josué com toda a sua tropa voltou para o acampamento de Gálgala.

    (Josué 10:12-15)


    Porque, se Josué lhes tivesse dado o descanso, não falaria depois disso, de um outro dia.
    Portanto, para o povo de Deus está reservado outro tempo de descanso.
    Porque aquele que entra no descanso de Deus há de, igualmente, descansar das suas obras, como Deus descansou das suas.
    Apressemo-nos, então, a entrar neste descanso, a fim de que ninguém caia, dando o mesmo exemplo de desobediência.

    (Hebreus 4:8-11)


    Eis o que me diz o Senhor: "Vai colocar-te à porta dos filhos do povo, por onde entram e saem os reis de Judá, e a todas as portas de Jerusalém.
    Dir-lhe-ás: Escutai a Palavra do Senhor, reis de Judá, povo de Judá, e vós todos, habitantes de Jerusalém, que entrais por estas portas.
    Isto diz o Senhor: Cuidai das vossas almas, e não queirais transportar cargas no dia de Sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém.
    Da mesma forma, não tirem peso nenhum de dentro de suas casas em dia de Sábado, e não façam nenhum trabalho. Pelo contrário, santifiquem o dia de Sábado, conforme a ordem que dei a seus antepassados.
    Porém não ouviram, nem inclinaram o seu ouvido, mas endureceram a sua cerviz, para não me ouvirem, nem receberem a instrução.
    Será, pois, que, se diligentemente me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de Sábado, e santificardes o dia de Sábado, não fazendo nele obra alguma;
    então pelas portas desta cidade entrarão reis e príncipes, que se assentarão no trono de Davi, montados em carros e cavalos, tanto os reis como os seus oficiais, assim como os cidadãos de Judá e os moradores de Jerusalém. E esta cidade será habitada para sempre.
    E virão das cidades de Judá, e dos contornos de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do Sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de manjares, e incenso, trazendo igualmente sacrifícios de louvores à Casa do Senhor.
    Mas, se não derdes ouvidos, para santificardes o dia de Sábado e para trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de Sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará."

    (Jeremias 17:19-27)


    E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
    Quando pois virdes estabelecer-se no lugar Santo a desoladora abominação predita pelo profeta Daniel, - quem lê, entenda!
    Então, os que estiverem na Judéia, que fujam para os montes.
    O que se acha sobre o terraço, não desça para tomar coisa alguma de sua casa.
    E aquele que está no campo não volte para buscar suas vestimentas.
    Mas, ai das que estiverem grávidas e amamentarem naqueles dias.
    Orai para que não suceda a vossa fuga em tempo de inverno ou em dia de Sábado.

    (Mateus 24:14-20) Jesus


    Fizestes-lhes conhecer o vosso Santo Sábado, e prescrevestes-lhes, pela boca de Moisés, vosso servo, os Mandamentos, preceitos e uma Lei.

    (Neemias 9:14) Neemias


    As obras de suas mãos são verdade e justiça; todos os seus Mandamentos são imutáveis.
    Irrevogáveis pelos séculos eternos, instituídos com justiça e equidade.

    (Salmos (110)111:7-8)


    ... Todo ser humano é erva e toda a sua beleza é como a flor do campo:
    Seca-se a erva, e caem as flores, mas a Palavra do Senhor subsiste eternamente.

    (Isaías 40:6b-7)


    ... e de Sábado em Sábado, toda a carne virá prostrar-se diante de mim, e me adorará, diz o Senhor.

    (Isaías 66:23b)



    O Sábado foi feito por causa do Homem >>
    Menu
    Menu Principal
    << Página 1

    ^