LÚCIFER E A SOBERBA


  • Lúcifer - anjo de luz
  • Diabo - sedutor, tentador
  • Satanás - acusador, opositor
  • Demônio - caluniador



E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então, o Senhor disse a Satanás: "De onde vens?" E Satanás respondeu ao Senhor e disse: "De rodear a Terra e passear por ela."
O Senhor disse-lhe: "Porventura consideraste o meu servo Jó, que não há semelhante a ele na Terra, homem sincero e reto, que teme a Deus e que foge do mal?"
Mas Satanás respondeu ao Senhor: "É a troco de nada que Jó teme a Deus?
Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!"
Disse, pois o Senhor a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele tem está em teu poder; somente não estendas a tua mão contra ele." Satanás saiu da presença do Senhor.
Ora, um dia em que os filhos e filhas de Jó estavam à mesa e bebiam vinho em casa do seu irmão mais velho,
um mensageiro veio dizer a Jó: "Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.
De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia."
Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: "Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu."
Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: "Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio da espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia!"
Estando esta ainda falando veio outro e disse: "Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia."
Jó então se levantou, rasgou o manto rapou a cabeça, caiu por terra,
e disse: "Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou, bendito seja o Nome do Senhor!"
Em todas estas coisas Jó não pecou com os seus lábios, nem disse coisa alguma insensata contra Deus.

(Jó 1:6-22)


Ora sucedeu em certo dia foram os filhos de Deus e, apresentando-se diante do Senhor, foi também Satanás entre eles, e pôs-se na sua presença.
Então, o Senhor disse a Satanás: "De onde vens?" E respondeu Satanás ao Senhor e disse: "De rodear a Terra e passear por ela."
O Senhor disse-lhe: "Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na Terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perdê-lo."
"Pele por pele!", respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida.
Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face!"
Disse, pois, o Senhor a Satanás: "Eis que ele está na tua mão, conserva, porém, a sua vida."
Satanás retirou-se da presença do Senhor e feriu Jó com uma lepra maligna, desde as plantas dos pés até o alto da cabeça.
E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.
Sua mulher disse-lhe: "Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa Deus e morre!"
Jó respondeu-lhe: "Falaste como uma das mulheres insensatas; se nós recebemos os bens da mão de Deus porque não havemos de receber os males?" E apesar de tudo isso, Jó não ofendeu a Deus com palavras.

(Jó 2:1-10)


... Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada.
Tu vivias nas delícias do paraíso de Deus; o teu vestido estava formado de toda a casta de pedras preciosas: o sárdio, o topázio, o jaspe, a crisólita, a cornelina, o berilo, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro, tudo foi empregado em realçar a tua formosura; tamborins e flautas estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.
Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavam entre as pedras de fogo.
Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniquidade apareceu em ti.
Com a multiplicação do teu comércio encheram-se as tuas entranhas de iniquidade e caíste no pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo.
Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; por isso te lancei por terra e te expus diante da face dos reis, para que eles te contemplassem.
Profanaste os teus santuários com a multidão das tuas iniquidades e com as injustiças do teu comércio; farei, pois, sair do meio de ti um fogo que te devore e te reduzirei a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te virem.
Todos os que te virem entre as nações ficarão espantados de ti; tu foste aniquilado, e nunca mais serás para sempre.

(Ezequiel 28:12b-19)


Vi descer do céu um anjo que tinha na sua mão a chave do abismo e uma grande corrente.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

(Apocalipse 20:1-3)


Debaixo da terra se agita a morada dos mortos, para receber-te à tua chegada; despertam em tua honra a sombra dos grandes, e todos os senhores da Terra, e levantam-se de seus tronos todos os reis das nações.
Todos tomam a palavra para dizer-te: "Finalmente, eis-te fraco como nós."
A tua soberba foi abatida até aos infernos, caiu por terra o seu cadáver; debaixo de ti se estenderá por cama a podridão, e a tua coberta serão os vermes.
Como caíste do céu, ó astro brilhante, que, ao nascer do dia, brilhavas? Como caíste por terra, tu que ferias as nações?
Que dizias no teu coração: "Subirei ao céu, estabelecerei o meu trono acima dos astros de Deus, sentar-me-ei sobre o Monte da Aliança, aos lados do aquilão.
Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."
E contudo foste precipitado no inferno até ao mais profundo dos abismos.

(Isaías 14:9-15)


E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente o Diabo e Satanás, que engana a todo mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Ouvi uma grande voz no céu, que dizia: "Agora foi estabelecida a salvação, a força, o Reino do Nosso Deus e o poder do seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite diante do Nosso Deus."

(Apocalipse 12:9-10)


O Senhor mostrou-me o sumo-sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor; Satã estava à sua direita como acusador.
Mas o Senhor disse a Satanás: "O Senhor te repreende, ó Satanás, sim o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende, não é este um tição tirado do fogo?"

(Zacarias 3:1-2)


Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.

(Salmos (137)138:6) Davi


A humilhação segue o soberbo, porém o humilde de espírito será glorificado.

(Provérbios 29:23) Salomão


... "Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum."
Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: "Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado."

(Lucas 10:18b-21)


Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

(Mateus 5:3) Jesus


Partindo dali, atravessaram a Galiléia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse,
porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão de matar, mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará."
Eles porém não compreendiam essas Palavras, e temiam interrogá-lo.
Nisto chegaram a Cafarnaum. Quando estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: "De que vínheis vós discutindo pelo caminho?"
Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior.
E sentando-se chamou os doze, e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos."
E trazendo para junto de si um menino, colocou-o no meio deles. Tomando-o nos braços, disse-lhes:
"Todo aquele que receber um destes meninos, em Meu Nome, a mim me recebe. E todo o que receber a mim não recebe a mim, mas aquele que me enviou."

(Marcos 9:30-37)


... e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19:13b)


E quem vos der de beber um copo d'água, em Meu Nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.
E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma grande pedra de moinho e que fosse lançado no mar.
Se a tua mão te escandaliza, corta-a. Melhor te é entrar na vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo inextinguível,
onde o verme não morre e o fogo não se apaga.
E se o teu pé te escandaliza, corta-o. Melhor te é entrar na vida eterna coxo, do que tendo dois pés, ser lançado no inferno de fogo inextinguível,
onde o verme não morre e o fogo não se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno,
onde o verme não morre e o fogo não se apaga.
Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.
O sal é bom. Mas se o sal perder o sabor, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos. Tende paz entre vós.

(Marcos 9:41-50) Jesus


O mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras.
Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram.
E disseram uns aos outros: "Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem." E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
Depois disseram: "Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a Terra."
Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
e disse: "Eis que são um só povo e têm todos a mesma língua; e começaram a fazer esta obra, e não desistirão do seu intento, até que tenham de todo executado.
Vamos; desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro."
Assim, o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a Terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a Terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a Terra.

(Gênesis 11:1-9)


Da soberba só provém a contenda...

(Provérbios 13:10a) Salomão


Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros?
Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
Pedis e não recebeis, porque pedis mal com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.
Adúlteros, não sabeis que a amizade deste mundo é inimiga de Deus? Logo, todo aquele que quiser ser amigo deste mundo constitui-se inimigo de Deus.
Acaso imaginais que em vão diz a Escritura: "O Espírito que habita em vós, ama-vos com ciúme?
Além disso, ele dá uma graça ainda abundante conforme a Palavra da Escritura: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes."
Submetei-vos, portanto a Deus; resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós. Lavai pecadores, as mãos e purificai os corações, ó duplos de espírito.
Reconhecei a vossa miséria, lamentai-vos e chorai; converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza.
Humilhai-vos na presença do Senhor e ele vos exaltará.

(Tiago 4:1-10) Tiago


Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, partiu do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto,
onde esteve quarenta dias, e foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e quando eles terminaram, sentiu fome.
Disse-lhe o Diabo: "Se tu és o Filho de Deus, dize a estas pedras que se transformem em pão." Jesus respondeu-lhe:
"Está escrito: Nem só de pão vive o homem."
E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo.
E lhe disse: "Eu te darei todo o poder e riqueza desses reinos, porque tudo isso foi entregue a mim, e posso dá-lo a quem eu quiser.
Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu."

E respondendo Jesus, lhe disse "Escrito está: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás."
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do Templo, e disse-lhe: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo,
porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem.
E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o pé nalguma pedra."
E Jesus, respondendo, disse-lhe: "Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus."
E, acabando o Diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

(Lucas 4:1-13)


O princípio da soberba do homem é afastar-se de Deus;
porque o seu coração afasta-se daquele que o criou; assim pois o princípio de todo o pecado é a soberba. Aquele que se entrega a ela, será cheio de maldições, e ela por fim será a sua ruína.

(Eclesiástico 10:14-15)


A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

(Provérbios 16:18) Salomão


Abominação é para o Senhor todo altivo de coração; ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune.

(Provérbios 16:5) Salomão


Não há nenhuma cura para a assembléia dos soberbos, pois, sem que o saibam, o caule do pecado se enraíza neles.

(Eclesiástico 3:27(30)


Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei dos Céus; porque todas as suas obras são verdades; e os seus caminhos retos, e a quem anda com soberba ele sabe rebaixar.

(Daniel 4:34(37)


Onde houver soberba, aí haverá também ignomínia; onde porém há humildade, aí há igualmente sabedoria.

(Provérbios 11:2) Salomão


Antes da ruína, o coração se exalta, mas antes da honra vem a humildade.

(Provérbios 18:12) Salomão


Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão.

(Salmos 18:14(19:13) Davi


Nunca permitas que a soberba domine nos teus pensamentos ou nas tuas palavras, porque nela teve princípio toda a perdição.

(Tobias 4:14) Tobit


Não peça ao Senhor o poder, nem ao rei um lugar de destaque.

(Eclesiástico 7:4)


Iam em viagem para subir a Jerusalém; Jesus ia adiante deles. Iam perturbados e seguiam-no com medo. E tomando novamente a si os doze, começou a predizer-lhes as coisas que lhe haviam de acontecer.
Dizendo: "Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios,
e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará."
Então aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: "Mestre, queremos que nos conceda o que te vamos pedir."
Ele disse-lhes: "Que quereis vós que vos conceda?"
Eles disseram: "Concede-nos que, na tua glória, um de nós se sente à tua direita e outro à tua esquerda."
Mas Jesus lhes disse: "Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?"
Responderam-lhe: "Podemos!" Jesus disse-lhes: "De fato, haveis de beber o cálice que eu bebo. E sereis batizados no batismo com que eu sou batizado.
Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo: É para aqueles para quem está reservado."
E os dez, tendo ouvido isso, começaram a indignar-se contra Tiago e João.

(Marcos 10:32-41)



Tende Paz entre Voz >>
Menu
Menu Principal
<< Pais, Filhos e Família

^