... MAS A SABEDORIA FOI JUSTIFICADA PELAS SUAS OBRAS.
(Mateus 11:19b)


  • Soberania do Espírito de Deus
  • Contraste entre os falsos deuses e o verdadeiro Deus
  • Os ídolos não têm espírito nem vida
  • Os ídolos não podem anunciar o futuro
  • Deus o Senhor do futuro
  • Espírito Santo - O Espírito da Verdade
  • Não há perdão para o pecado contra o Espírito Santo



Aprendi que todas as obras que Deus fez duram perpetuamente; nós não podemos acrescentar nem tirar nada ao que Deus fez. E isso faz Deus para que haja temor diante dele.

(Eclesiastes 3:14) Salomão


As obras de suas mãos são verdade e justiça; todos os seus Mandamentos são imutáveis.
Irrevogáveis pelos séculos eternos, instituídos com justiça e equidade.

(Salmos (110)111:7-8)


Antes a Lei e ao testemunho. Porém se eles não falarem segundo esta linguagem não raiará para eles a luz da manhã.

(Isaías 8:20)


Acerca dos teus testemunhos, desde o princípio reconheci que tu os estabeleceste para sempre.

(Salmos (118)119:152)


Congregai-vos e vinde; chegai-vos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
Falai e vinde, tomai conselho todos juntos. Quem anunciou estas coisas desde o princípio? Quem as predisse, há muito tempo? Porventura não fui eu, o Senhor? E há outro Deus além de mim? Deus justo e salvador não há fora de mim.
Volvei vós para mim, e sereis salvos, todos os confins da Terra, porque eu sou Deus e sou o único,
Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a Palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda língua.
Dir-se-á: minha justiça e a minha força residem no Senhor. A ele virão e serão confundidos todos os que se lhe opõem.
Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.

(Isaías 45:20-25)


Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Quem é igual a mim? Que venha sustentar suas pretensões! Que prove e pleiteie contra mim! Quem anunciou o futuro desde a origem? Que nos predigam o que deve ainda acontecer!
Não tenhais medo então, e não tremais! Não vos tenho esclarecido desde há muito tempo? Vós sois as minhas testemunhas: existe outro Deus a não ser eu? Haverá outro rochedo além de mim?
Todos os fabricantes de ídolos são nada, e as suas imagens tão prezadas não lhes aproveitarão; eles mesmos são testemunhas; para sua confusão, de que os seus ídolos não vêem, nem entendem.
Aquele que quer modelar um deus, funde uma estátua que não servirá para nada.
Seus fiéis ficarão decepcionados, porque os escultores não são mais que homens. Que eles todos se reúnam para comparecer: ficarão apavorados e envergonhados.
O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado.
O carpinteiro mede a madeira, desenha a lápis uma figura, e a trabalha com o formão e lhe aplica o compasso. Faz a escultura com medidas do corpo humano e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma para ficar em casa.
Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinha deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer.
Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer, queima-a também para cozer o pão, e também fabrica um deus e diante dele se ajoelha, esculpe uma imagem para se ajoelhar diante dela.
Com a metade, ele acende o fogo, assa a carne na brasa e mata a fome; também se esquenta ao fogo, e diz: "Que coisa boa! Eu me esquento, enquanto olho as chamas!"
Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: "Livra-me, porquanto tu és o meu deus.”
Eles não sabem e não entendem, porque seus olhos estão grudados para não ver, e sua inteligência não pode mais compreender.
Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência
para se dizer: “Eu queimei no fogo metade desta madeira e cozi pães sobre as suas brasas; cozi carnes e comi-as, e então do resto hei de fazer um ídolo? Hei de prostrar-me diante de um lenho?”
Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada o iludiu, e ele não salvará a sua alma, dizendo: “É sem dúvida uma mentira o que está na minha mão.”

(Isaías 44:6-20)


Vinde defender a vossa causa, diz o Senhor; alegai as vossas razões, se porventura tendes alguma, diz o Rei de Jacó.
Adiantem-se e nos anunciem o que vai acontecer; contem-nos as suas profecias passadas, e nós prestaremos atenção; e nos anunciem o futuro, para que comprovemos sua realização.
Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos e, juntamente, o vejamos.
Mas vós vindes do nada, e nada podeis fazer; a abominação é quem vos escolheu.

(Isaías 41:21-24)


... vós, que jurais pelo Nome do Senhor e que invocais o Deus de Israel, mas sem sinceridade nem retidão,
porque vós vos declarais da Cidade Santa, vós vos apoiais no Deus de Israel, cujo nome é o Senhor dos Exércitos.
O que se passou, eu predisse com muita antecipação; depois me pus à obra, e tudo se realizou.
Porque eu sabia que eras duro, e a tua cerviz, um nervo de ferro, e a tua testa de bronze.
Eu te predisse os acontecimentos com muita antecedência, antes que acontecessem eu te preveni, para que não pudesses dizer: "Isso foi feito por meu ídolo, foi a minha estátua ou imagem quem ordenou isso."

Do que ouviste, vês a realização; mas vós também as anunciastes? Agora eu revelo-te coisas novas, que tenho reservadas e que tu desconheces.
É agora que estas predições te foram feitas e não outrora, e antes deste dia tu não ouviste falar delas, para que não digas: "Eu já sabia disso tudo!"
Não tu nada sabias, tu não o suspeitavas, eu não te havia feito ainda a confidência, porque sabia que eras desleal, chamado rebelde desde teu nascimento.
Por causa do Meu Nome, eu retardo a minha ira; por causa da minha honra, eu me contenho, a fim de que não pereças.
Eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição.
Por minha causa, só por minha causa é que eu fiz isso, porque o Meu Nome não há de ser profanado, e a ninguém cederei a minha glória.

(Isaías 48:1b-11)


Eu sou o Senhor; este é o Meu Nome; a minha glória, pois a outrem não dareis, nem meu louvor, às imagens de escultura.
Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.

(Isaías 42:8-9)


... e o Nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19:13b)


Quem o havia predito para nos prevenir, quem o havia anunciado, para que diga: "É exato?" Mas não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.

(Isaías 41:26)


Procurei, mas não encontrei ninguém; entre eles, ninguém era capaz de dar um conselho, ninguém a quem eu pudesse perguntar e que me desse uma resposta.
Pois bem, todos eles nada são, suas obras são nulas. Suas estátuas vazias como o vento.

(Isaías 41:28-29)


E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.
Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá.
Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador; eu dei por teu resgate o Egito, a Etiópia e Sabá.
Porque és precioso aos meu olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.
Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente.
Direi ao Norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da Terra.
Porque todos aqueles que invocam o Meu Nome, eu os criei, os formei e os fiz para minha glória.
Fazei comparecer o povo cego apesar de ter olhos, e os surdos que tem ouvidos.
Que todas as nações se congreguem e que os povos se reúnam. Quem dentre eles soube predizer o que se passa, e foi o primeiro que no-lo fez saber? Apresentem as suas testemunhas e se justifiquem, para que possamos ouvir e depois dizer: "É verdade!"
Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que eu sou eu. Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim.
Sou eu, sou eu o Senhor, e fora de mim não há salvador.
Eu é que vos anunciei e vos trouxe a salvação; e não um deus estranho entre vós.
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos, operando eu, quem impedirá?

(Isaías 43:1-13)


... os seus ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas; as cargas dos vossos fardos são canseira para as bestas já cansadas.
Desmoronam todos e desabam; incapazes de salvar aqueles que o carregam, vão eles mesmos ao cativeiro.
Ouvi-me, casa de Jacó, e vós, sobreviventes da casa de Israel, que eu carreguei desde vosso nascimento e sustentei desde o seio materno:
Permanecerei o mesmo até vossa velhice, sustentar-vos-ei até o tempo dos cabelos brancos; eu vos carregarei como já carreguei, cuidarei de vós e preservar-vos-ei;
a quem podereis comparar-me ou igualar-me? Quem poreis em paralelo comigo, que me seja igual?
Gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam.
Sobre os ombros o tomam, o levam e o põem no seu lugar; ali está, do seu lugar não se remove; e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra ninguém da sua tribulação.
Lembrai-vos disto, envergonhai-vos, entrai em vós mesmos, ó prevaricadores.
Lembrem-se das coisas há muito tempo passadas, desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro deus, não há outro semelhante a mim.
Desde o princípio eu predisse o futuro, anuncio antecipadamente o que ainda não se cumpriu. E digo: A minha resolução será imutável, e toda a minha vontade se executará.
Chamo do oriente uma ave de rapina, de uma terra longínqua o homem de meus desígnios. O que disse, executarei; o que concebi, realizarei.
Ouvi-me, ó duros de coração, vós que estais longe da justiça.
Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação e em Israel, a minha glória.

(Isaías 46:1b-13)


Ouve-me, Jacó, e tu, Israel, a quem eu chamo; sou eu, eu mesmo, que sou o Primeiro e o Último.
Minha mão firmou as bases da Terra, a minha direita estendeu os céus; basta eu chamá-los, e eles comparecem juntos.
Que todos se reúnam e escutem: Qual dos ídolos anunciou estas coisas?...

(Isaías 48:12-14a)


Mas quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará para a verdade total, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, para vos anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu, para vos anunciar.

(João 16:13-15) Jesus


E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.
E acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.

(Atos 2:17-21) Pedro


Buscai diligentemente no Livro do Senhor e lede; nada do que vos anuncio deixará de acontecer, nenhuma só destas coisas faltará, porque o que sai da minha boca Deus o mandou, e o seu mesmo Espírito juntou estas coisas.

(Isaías 34:16)


Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da Verdade, que procede do Pai, testificará de mim.

(João 15:26) Jesus


Eu, porém, não recebo testemunho de homem...

(João 5:34a) Jesus


... e o Espíritotestemunho de que Cristo é a verdade.
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que dão testemunho na Terra: O Espírito, a água e o sangue. E estes três são uma só e mesma coisa.

(1João 5:6b-8) João Evangelista


De fato se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados.
Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes.
Quem desobedece a Lei de Moisés é condenado à morte sem piedade, tendo como base o testemunho de duas ou três pessoas.
Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da Aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça!
Pois bem sabemos quem é que disse: "Minha é a vingança; eu a exercerei." E ainda: "O Senhor julgará o seu povo."
É terrível cair nas mãos do Deus vivo!

(Hebreus 10:26-31)


Portanto, eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
Todo o que disser alguma coisa contra o Filho do Homem, lhe será perdoado; porém o que a disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

(Mateus 12:31-32) Jesus



O Espírito Consolador e o Espírito da Verdade >>
Menu Principal
<< João Batista e Elias

^