NÃO INDAGAR DOS MORTOS A VERDADE


  • Contra os feiticeiros
  • Os que consultam os mortos
  • Agoureiros
  • Adivinhadores
  • Prognosticadores
  • Astrólogos
  • Deus é quem nos dá a resposta no tempo certo
  • Os feiticeiros não herdarão o Reino dos Céus



Então, a serpente disse à mulher: "Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."

(Gênesis 3:4-5)


Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
nem quem seja encantador, nem quem consulte os nigromantes, ou adivinhos, ou indague dos mortos a verdade.
Porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas,
e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.
Serás perfeito e sem mancha com o Senhor, teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.

(Deuteronômio 18:9-14)


Não vos dirijais aos magos, nem interrogueis os adivinhos, para que vos não contamineis por meio deles. Eu sou o Senhor Vosso Deus.

(Levítico 19:31)


A pessoa que se dirigir a magos e adivinhos para se prostituir após eles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do meu povo.
Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, Vosso Deus.
Observai Minhas Leis e praticai-as. Eu sou o Senhor que vos santifico.

(Levítico 20:6-8)


Sereis para mim santos, porque eu, o Senhor, sou santo e vos separei de todos os outros povos, para serdes meus.
Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão sua culpa.

(Levítico 20:26-27)


O Espírito, porém, do Senhor retirou-se de Saul, o qual atormentava-o um espírito maligno, por permissão do Senhor.

(1Samuel 16:14)


Porque o desobedecer é como um pecado de magia, e o não querer submeter-se é como um crime de idolatria. Porque, pois, tu rejeitaste a Palavra do Senhor, o Senhor te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

(1Samuel 15:23)


E já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; Saul tinha lançado fora do país os magos e os adivinhos.
E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
E, vendo Saul o exército dos filisteus, teve medo, e o seu coração intimidou-se sobremaneira.
Consultou o Senhor, o qual não lhe respondeu nem por sonhos, nem por sacerdotes, nem por profetas.
Saul disse aos seus servos: "Buscai-me uma mulher necromante, e eu irei ter com ela e a consultarei." Os seus servos disseram-lhe: "Em Endor há uma necromante."
Saul disfarçou-se, tomou outras vestes e pôs-se a caminho com dois homens. Chegaram à noite à casa da mulher. Saul disse-lhe: "Predize-me o futuro, evocando um morto; faze-me vir aquele que eu te designar."
A mulher respondeu-lhe: "Tu bem sabes tudo o que fez Saul, como exterminou do país os magos e os adivinhos; por que armas, pois ciladas à minha vida, para me matarem?"
Então, Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: "Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso."
Disse-lhe então a mulher: "A quem evocarei?" - "Evoca-me Samuel."
E a mulher, tendo visto Samuel, soltou um grande grito: "Por que me enganaste? - disse ela ao rei. Tu és Saul!"
E o rei: "Não temas! Que vês? - A mulher: "Vejo um deus que sobe da terra."
"Qual é o seu aspecto?" - "É um ancião, envolto num manto." Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra.
Mas Samuel disse a Saul: "Por que me inquietaste, fazendo-me vir cá?" Então, disse Saul: "Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer."
Samuel disse-lhe: "Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário?
Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca; ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi.
Porque tu não obedeceste à Lei do Senhor, nem executaste o decreto da sua ira contra os amelecitas; por isso te fez hoje o Senhor aquilo que padeces.
E mais: O Senhor vai entregar Israel, juntamente contigo, nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará aos filisteus o acampamento de Israel."

(1Samuel 28:3-19)


Morreu, pois, Saul, por causa das suas iniquidades, porque tinha desobedecido ao Mandamento que o Senhor lhe tinha imposto, e não o tinha observado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar;
e não buscou o Senhor, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

(1Crônicas 10:13-14)


O meu povo consulta um pedaço de madeira, e seu bastão lhe dá uma resposta, porque um espírito de prostituição os extravia e eles se prostituem, apartando-se da sujeição do seu Deus.

(Oséias 4:12)


... entregou-se à magia, à astrologia, à necromancia e à adivinhação. Multiplicou as ações que ofendem o Senhor, provocando assim a sua ira.

(2Reis 21:6b)


Estendi as minhas mãos todo o dia para um povo incrédulo, que anda por um caminho que não é bom, após os seus pensamentos.
É um povo que, face a face, sempre me está provocando à ira, que imola vítimas nos jardins e sacrifica sobre ladrilhos;
assentando-se junto às sepulturas, e passando as noites junto aos lugares secretos; que come carne de porco, põe um caldo profano em suas taças.

(Isaías 65:2-4)


Tu, filho do homem, volta-te agora para as filhas do teu povo que profetizam de sua própria cabeça, e pronuncia contra elas
dizendo: Assim diz o Senhor Javé: Ai daquelas que costuram nos punhos fitas mágicas e preparam véus para a cabeça de pessoas de todo o tamanho, para seduzir os outros! Vocês pretendem caçar as pessoas do meu povo e salvar a si mesmas?
Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para guardardes vivas as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo que escuta a mentira.
Eis por que diz o Senhor: Vou contra as ligaduras de que vos servis para dar caça às almas: eu as arrancarei de vossos braços e darei vôo às almas que, como pássaros, apanhastes na armadilha.
Rasgarei do mesmo modo os vossos véus e livrarei o meu povo de vossas mãos. E sabereis assim que eu sou o Senhor.
Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido, e porque fortificastes as mãos do ímpio, para que ele se não convertesse do seu mau caminho e vivesse,
por isso não tornareis mais a ter visões vãs, nem a vender adivinhações, porque eu livrarei o meu povo das vossas mãos, e vós sabereis que eu sou o Senhor.

(Ezequiel 13:17-23)


Agora, portanto, ouve isto, voluptuosa, que reinas em segurança, que dizes no teu coração: "Eu sou, e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos."
Mas ambas estas coisas virão sobre ti em um momento, no mesmo dia: perda de filhos e viuvez; em toda a sua força, virão sobre ti, por causa da multidão das tuas feitiçarias, por causa da abundância dos teus muitos encantamentos.
Tiveste confiança na tua malícia e disseste: "Não há quem me veja;" esta tua sabedoria e esta tua ciência seduziram-te. E disseste dentro no teu coração: "Eu sou, e fora de mim não há outra."
Virá sobre ti o mal, e não saberás donde ele vem; lançar-se-á com ímpeto sobre ti uma calamidade, que tu não poderás evitar; virá sobre ti repentinamente uma miséria, que tu não terás previsto.
Deixa-te estar com os teus encantamentos e com a multidão das feitiçarias em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito ou se, porventura, te podes fortificar.
Esbanjaste teus esforços entre tantos conselheiros. Que eles então se levantem e te salvem, aqueles que preparam o mapa do céu e observam os astros, se comunicam a cada mês como irão as coisas.
Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder da labareda; ela não será um braseiro, para se aquentarem, nem fogo, para se assentarem junto dele.
Eis o que valerão os teus feiticeiros que tens procurado consultar desde tua juventude. Eles fogem espavoridos, cada qual para seu lado, sem que nenhum venha em seu socorro.

(Isaías 47:8-15)


Eles se envergonharão de um povo que de nada lhe servirá, nem de ajuda, nem de proveito; antes, de vergonha e de opróbrio.

(Isaías 30:5)


E serão expostos ao sol, à lua e à multidão das estrelas que tanto amaram e serviram, e que seguiram, consultaram e adoraram. Não serão recolhidos nem sepultados; ficarão sobre a face da terra como esterco.
Escolherão antes a morte que a vida todos os que ficarem desta raça depravadíssima em todos os lugares, que forem desamparados, para onde eu os arrojei, diz o Senhor dos Exércitos.

(Jeremias 8:2-3)


E vós, aproximai-vos, filhos da feiticeira, descendência da mulher adúltera e devassa!
De quem vos escarneceis? A quem fazeis caretas e mostrais a língua? Não sois filhos do pecado, raça bastarda?
Que vos esquentais com os ídolos debaixo de toda árvore verde e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas aberturas dos penhascos?
As pedras lisas do córrego serão a herança de vocês; serão elas a parte que lhes toca; e em honra desses mesmos ídolos derramaste libações e ofereceste sacrifícios. Não hei de eu indignar à vista destas coisas?
Você ajeitava a sua cama na colina alta e elevada, e aí subia para oferecer sacrifícios. E você ainda acha que me agrada com essas coisas?
E detrás das portas e das ombreiras pões os teus memoriais; porque a outros, mais do que a mim, te descobres, e sobes, e alargas a tua cama, vais assalariar para ti aqueles com quem desejas ter negócios; admirando o ídolo, multiplicaste com eles as prostituições.
Tu te perfumaste para agradar ao rei és pródiga em aromas, envias ao longe teus mensageiros, e os fazes descer à morada dos mortos.
Tu te fatigaste na multidão dos teus caminhos e nunca disseste: "Já basta;" encontras ainda força, e segues sem parar.

(Isaías 57:3-10)


... entregaram-se à adivinhação, à bruxaria; enfim abandonaram-se inteiramente a tudo o que desagradava ao Senhor, provocando a ira dele.

(2Reis 17:17b)


E, depois da morte de Acabe, Moab se revoltou contra Israel.
E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: “Ide e perguntai a Baal-Zebute, deus de Ecrom se sararei desta doença.
Mas o anjo do Senhor falou a Elias, o tesbita: “Sobe ao encontro dos mensageiros do rei da Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebute, deus de Ecrom?
Por isso eis o que diz o Senhor: Não te levantarás da cama em que jazes, mas certissimamente morrerás."...

(2Reis 1:1-4a)


Morreu, pois Acazias conforme a Palavra do Senhor, que Elias pronunciou...

(2Reis 1:17a)


Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá.
Ele fez o mal diante do Senhor...

(2Reis 21:1-2a)


... entregou-se a astrologia, à adivinhação, e a magia, praticou a necromancia e a bruxaria, e multiplicou os atos que desagradavam ao Senhor, provocando-lhe assim a ira.

(2Crônicas 33:6b)


Então, aproximar-me-ei de vós para exercer o juízo e serei uma testemunha pronta contra os feiticeiros...
Porque eu sou o Senhor, e não mudo...

(Malaquias 3:5-6a)


Vendo Balaão que bem parecia aos olhos do Senhor que abençoasse a Israel, não foi esta vez como dantes ao encontro dos encantamentos...

(Números 24:1a)


Percorreram toda a ilha de pafos e encontraram lá um mago, falso profeta, judeu, chamado Barjesus,
que vivia na companhia do procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou Barnabé e Saulo, e exprimiu-lhes o desejo de ouvir a Palavra de Deus.
Mas Elimas, o Mago - pois é assim interpretado o seu nome - se lhes opunha, procurando desviar da fé o procônsul.
Então Saulo - também chamado Paulo - cheio do Espírito Santo, fitou nele os olhos
e disse-lhe: "Ó criatura cheia de todas as astúcias e de toda a iniquidade, filho do diabo, inimigo de toda a justiça, quando é que cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?
Pois agora eis que a mão do Senhor está sobre ti, ficarás cego sem ver o sol durante certo tempo." Caiu logo sobre ele a obscuridade e trevas, e, andando à roda, buscava quem lhe desse a mão.
À vista deste prodígio, o procônsul abraçou a fé, admirando vivamente a doutrina do Senhor.

(Atos 13:6-12)


E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Pondo-se a seguir a Paulo e a nós, gritava: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo, que vos anunciam o caminho da salvação."
Repetiu isto por muitos dias. Por fim, Paulo enfadou-se. voltou-se para ela e disse ao espírito: "Ordeno-te em Nome de Jesus Cristo que saias dela." E na mesma hora ele saiu.

(Atos 16:16-18)


Muitos dos que tinham abraçado a fé vieram confessar e declarar as suas práticas.
E um bom número dos que praticavam magia amontoaram seus livros e os queimaram em praça pública. O valor desses livros foi calculado em cinquenta mil moedas de prata.
Assim, a Palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

(Atos 19:18-20)


É próprio do homem insensato sustentar-se das vãs esperanças e de mentira; e os sonhos dão asas à fantasia dos imprudentes.
Como aquele que procura agarrar uma sombra ou perseguir o vento, assim é o que se prende a visões enganadoras.
A visão dos sonhos é um simples reflexo, é como imagem dos rosto diante do espelho.
Do impuro, o que pode sair de puro? É por um mentiroso que a verdade será dita?
A adivinhação errônea, os agouros falsos, e os sonhos dos malfeitores são vaidade.
O teu coração, como o de uma mulher que está de parto, sofrerá imaginações. A menos que o Altíssimo te envie uma visão, não detenhas nelas teu pensamento,
pois os sonhos fizeram errar muita gente, que pecou porque neles punham sua esperança.
A Palavra da Lei será cumprida sem mentira, e a Sabedoria será clara na boca do homem fiel.

(Eclesiástico 34:1-8)


E quando vos disserem: "Consultai os magos e os adivinhos, que murmuram em segredo nos seus encantamentos." Porventura o povo não há de consultar o seu Deus? Há de ir falar com os mortos acerca dos vivos?

(Isaías 8:19)


Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos...

(Daniel 2:28a) Daniel


Não é preciso magia em Jacó, nem adivinhação em Israel: A seu tempo, se dirá a Jacó e a Israel o que Deus quer fazer.

(Números 23:23)


Bem-aventurados aqueles que guardam os seus Mandamentos, para que tenham direito à Árvore da Vida, e possam entrar na Cidade pelas portas.
Vão ficar fora os cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam ou praticam a mentira.

(Apocalipse 22:14-15) Jesus


E tirarei as feitiçarias da tua mão, e não haverá mais adivinhos no meio de ti.
Exterminarei do meio de ti os teus ídolos e as tuas estátuas, e nunca mais adorarás as obras das tuas mãos.

(Miquéias 5:10-11(12-13)


O que está oculto pertence ao Senhor, Nosso Deus; o que foi revelado é para nós e para nossos filhos, para sempre, a fim de que ponhamos em prática todas as Palavras desta Lei.

(Deuteronômio 29:29)



Jesus - A Palavra de Deus é luz >>
Menu Principal
<< A Descendência da Serpente

^