O CASTIGO É INEVITÁVEL


  • A angústia do povo
  • A Aliança foi violada
  • A idolatria e a maldade provocam a ruína
  • A impenitência do povo
  • A multidão de ídolos não livrará o povo



Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida dói, não admite cura? Serias tu para mim como ilusório ribeiro e como águas inconstantes?

(Jeremias 15:18)


... Por que nos tens ferido, pois, sem que nos reste melhora alguma? Esperamos a paz e não temos nenhum bem; o tempo da cura, e eis-nos todos em perturbação.

(Jeremias 14:19b)


Ah! Espada do Senhor! Até quando deixarás de repousar? Volta para tua bainha, descansa e aquieta-te.
Como descansará, porém, se o Senhor lhe deu ordens?

(Jeremias 47:6-7)


Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós por causa da tua face, ó Senhor!

(Isaías 26:17)


Por esta causa se encheram de dor as minhas entranhas e angústia apoderou-se de mim, como a angústia duma mulher na hora do parto; estou tão atribulado, que não posso ouvir; e tão desfalecido, que não posso ver,
minha razão desvaira, o terror me invade, e o entardecer tão esperado se torna terror para mim.

(Isaías 21:3-4)


Até quando, Senhor, te hás de irar sem te aplacar? Até quando se acenderá como fogo o teu zelo?

(Salmos (78)79:5)


E, agora, porque farás tão grande pranto? Não há em ti rei? Pereceu o teu conselheiro? Apoderou-se de ti dor, como da que está de parto?
Sofre dores e trabalhos, ó filha de Sião, como a que está de parto...

(Miquéias 4:9-10a)


... este é um dia de tribulação, de castigo e de opróbrio. Os filhos estão prestes a nascer, mas falta força para pô-los no mundo.

(Isaías 37:3b)


... o seu pecado está armazenado.
Quando lhe sobrevêm as dores de parto, ele é como um filho mal-ajeitado, que não se apresenta no momento devido para sair do seio materno.

(Oséias 13:12b-13)


... definhareis por causa das vossas iniquidades e gemereis uns com os outros.

(Ezequiel 24:23b)


... como gemerás quando te vierem as dores, como dores da mulher que está de parto!

(Jeremias 22:23b)


Numerosos são os sofrimentos que suportam aqueles que se entregam a estranhos deuses...

(Salmos (15)16:4a) Davi


... os que se prostram e fazem juramentos ora em Nome do Senhor, ora em nome do seu deus;
os que deixam de seguir o Senhor, os que não buscam o Senhor nem procuram encontrá-lo.

(Sofonias 1:5b-6)


Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas imagens tão prezadas não lhes aproveitarão; eles mesmos são testemunhas; para sua confusão, de que os seus ídolos não vêem, nem entendem.
Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, funde uma estátua que não servirá para nada.
Seus fiéis ficarão decepcionados e seus operários são apenas homens. Que todos se congreguem e compareçam. Ficarão assustados e decepcionados.

(Isaías 44:9-11)


Considerando-se sábios, tornaram-se néscios,
e trocaram a glória de Deus incorruptível por figuras de homem corruptível...

(Romanos 1:22-23a)


... não fizeram senão provocar-me à ira com as obras das suas mãos, diz o Senhor.
Porque para minha ira e para meu furor me tem sido esta cidade, desde o dia que a edificaram até ao dia de hoje, de sorte que a repilo de minha presença,
por causa de todo o mal cometido...

(Jeremias 32:30b-32a)


Assim que tiveres levado ao povo essa mensagem e te perguntarem: "Por que decretou o Senhor contra nós todos esses flagelos? Qual é o pecado, qual o crime que cometemos contra o Senhor, Nosso Deus?"
Tu lhe dirás: "É porque vossos pais me abandonaram - Oráculo do Senhor - para correr atrás de outros deuses, rendendo-lhes um culto e ante eles se prosternando, porque me abandonaram e deixaram de observar a Minha Lei;
e porque vós mesmos fizestes pior que vossos pais, porque cada um vai atrás da corrupção do seu mau coração, para me não dar ouvidos.

Eu vos expulsarei da Terra para uma terra que não conheceis, nem vós, nem vossos pais. Lá, dia e noite, rendereis culto aos deuses estranhos, porque eu não vos perdoarei.

(Jeremias 16:10-13)


Responde-lhes, pois: Eis o que diz o Senhor Javé: Comeis a carne com sangue ergueis os olhos para os ídolos, derramais o sangue, porventura haveis de possuir esta Terra como herança vossa?
Vós estivestes sempre apoiados sobre as vossas espadas, cometestes abominações, cada um de vós violou a mulher do seu próximo; e então haveis de possuir esta Terra como herança?
Eis, dir-lhe-ás, o que diz o Senhor Javé: Por minha vida, aqueles que habitam as ruínas tombarão sob o gládio; aquele que vive no campo, eu o lançarei como pasto às feras, e aquele que estão nos fortes e nas cavernas morrerão de peste.
E tornarei a Terra em assolação e espanto, e cessará a soberba da sua força...

(Ezequiel 33:25-28a)


E ainda me fizeram isto, naquele dia: profanaram o meu santuário e violaram os meus Sábados.
Porquanto, havendo sacrificado seus filhos aos seus ídolos, vinham ao meu santuário no mesmo dia para o profanarem; e eis que assim fizeram no meio da Minha Casa.

(Ezequiel 23:38-39)


Porque assim diz o Senhor: Teu quebrantamento é mortal, e a tua chaga é dolorosa.
Não há quem forme um juízo do teu mal para o curar; os remédios que aplicam são inúteis.
Todos os teus amantes se esqueceram de ti e são perguntam por ti; pois que te feri, como se fere um inimigo, com cruel castigo, por causa da gravidade de tua falta e do número de teus pecados.
Por que choras sobre tua ferida? Por que incurável é a tua dor? É por causa da gravidade da tua falta e do teu endurecimento no pecado, é que eu te tratei assim.

(Jeremias 30:12-15)


Valeu-te este castigo tua malícia, e tuas infidelidades atraíram sobre ti a punição. Sabe, portanto, e vê quanto te foi funesto e amargo abandonar o Senhor teu Deus e não ter tido mais temor algum de mim - Oráculo do Senhor Javé dos Exércitos.
Quando eu já há muito quebrava o teu jugo e rompia as tuas algemas, dizias tu: Nunca mais transgredirei; contudo, em todo o outeiro alto e debaixo de toda a árvore verde te andas encurvando e corrompendo.
Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vide estranha?
Pelo que, ainda que te laves com salitre amontoes sabão, a tua iniquidade estará gravada diante de mim, diz o Senhor Jeová.
Como você se atreve a dizer que nunca se contaminou, que nunca procurou deuses estrangeiros? Olhe o rastro que você deixou no vale, reconheça o que você fez, camela leviana de caminhos extraviados,
jumenta selvagem, habituada ao deserto, farejando o vento no calor do cio; quem domará sua paixão? Quem for procurá-la não vai ter trabalho, pois vai encontrá-la sempre no mês do seu cio.
Evite que os seus pés fiquem descalços e a sua garganta sedenta. No entanto, você diz: De jeito nenhum! Eu gosto dos estrangeiros; é a eles que eu vou seguir!
Assim como se embaraça o ladrão ao ser pego em flagrante, assim também serão confundidos os homens da casa de Israel, eles, seus reis e seus chefes, seus sacerdotes e profetas.
Eles dizem para um pedaço de madeira: "Tu és nosso pai!" E para uma pedra: "Tu nos geraste!" Eles voltam para mim as costas, e não o rosto. Mas, na hora do aperto, eles me dizem: "Vem! Salva-nos!"
Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades.

(Jeremias 2:19-28)


... Onde estão os seus deuses; a rocha em quem confiavam?

(Deuteronômio 32:37b)


Esquecestes já as maldades de vossos pais, e as maldades dos reis de Judá, e as maldades das suas mulheres, e as vossas maldades, e as maldades das vossas mulheres, que cometeram na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém.
Nenhum arrependimento até hoje sentiram, nem temor tiveram. Não observaram Minha Lei, nem os Mandamentos que vos havia imposto assim como a vossos pais.
Eis por que, assim disse o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, vou desviar de vós a minha face para vossa desgraça e extermínio...

(Jeremias 44:9-11a)


Não sobrará ninguém, pois eu vou trazer a desgraça...

(Jeremias 11:23)


E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o Senhor; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua.

(Jeremias 13:14)


Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu enviarei entre eles a espada, e a fome, e a peste e fá-los-ei como a figos podres, que não se podem comer, de maus que são.
Persegui-los-ei com a espada, a fome e a peste, e deles farei objeto de horror ante todos os reinos da Terra, exemplo a ser citado entre as maldições, assunto de espanto que fará pasmar, e vergonha aos olhos das nações para onde eu os dispersar;
porquanto não deram ouvidos às Minhas Palavras, diz o Senhor, enviando-lhes eu os meus servos, os profetas, madrugando e enviando; mas vós não escutastes, diz o Senhor.

(Jeremias 29:17-19)


E sucederá que, quando disserem: "Por que nos fez o Senhor, Nosso Deus, todas estas coisas?" Então lhes dirás: "Como vós me deixastes e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa."

(Jeremias 5:19)


... mas por certo que farei de ti um deserto e cidades desabitadas.
Porque prepararei contra ti destruidores, e cada um com as suas armas; e cortarão os teus cedros escolhidos e lançá-los-ão no fogo.
Passarão muitas gentes por esta cidade e dirá cada um ao seu vizinho: "Por que tratou Deus assim esta cidade?"
E ser-lhe-ás respondido: "Porque seus habitantes abandonaram a Aliança com o Senhor, seu Deus, prosternando-se ante outros deuses e a eles rendendo culto."

(Jeremias 22:6b-9)


E lhes deste esta Terra, como tinham jurado a seus pais que lhes darias uma terra que mana leite e mel.
Entraram nesta Terra e dela tomaram posse; não escutaram, porém a vossa voz, nem observaram vossa Lei, e nada fizeram do que lhes havíeis imposto. Então sobre eles chamastes todas essas calamidades.

(Jeremias 32:22-23)


... do mesmo modo serás tu desamparada.
Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da rocha da tua fortaleza; pelo que bem plantarás plantas formosas e as cercarás de ramos estrangeiros.
No dia em que plantares, vê-los-ás crescer, e numa bela manhã tua planta dará flores; porém a colheita será nula no dia do infortúnio, e o mal, irremediável.

(Isaías 17:9b-11)


Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Visto que me fazeis lembrar da vossa maldade, descobrindo-se as vossas prevaricações, revelando os vossos pecados em todos os vossos atos, já que vos recordais, sereis castigados.

(Ezequiel 21;24)


E conhecereis que sou eu o Senhor, cujas Leis não observais, nem praticais as minhas ordens, pois imitais os costumes dos povos que vos cercam.

(Ezequiel 11:12)


Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas cidades todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as Minhas Palavras.

(Jeremias 19:15)


A tua imundície é execrável, porque eu quis limpar-te, mas não te limpaste das tuas impurezas; nunca mais serás purificada da tua imundícia, enquanto eu não fizer descansar sobre ti a minha indignação.
Eu, o Senhor disse: Será assim, e o farei; não tornarei atrás e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos e conforme os teus feitos, te julgarão, diz o Senhor Jeová.

(Ezequiel 24:13-14)


Por isso diz o Senhor: "Eis que farei vir sobre eles calamidades, das quais não poderão sair; clamarão a mim, e eu não os ouvirei.

(Jeremias 11:11)


... irão apelar para os deuses, porém, não salvarão no momento da catástrofe.

(Jeremias 11:12b)


... Eu não mudarei o meu decreto, pois que rejeitou a Lei do Senhor e não guardou os seus Mandamentos, porque os seus ídolos os enganaram, após os quais tinham corrido seus pais.

(Amós 2:4b)


... quebrantarei o seu coração que se prostituiu longe de mim, e seus olhos que se prostituíram com os ídolos. Eles cairão em si, desgostosos de suas práticas abomináveis;
compreenderão que sou eu o Senhor e não é em vão que os tenho ameaçado com essas calamidades.

(Ezequiel 6:9b-10)


Por isso eu também vou agir com ira não terei compaixão nem pouparei ninguém. Ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu não os ouvirei.

(Ezequiel 8:18)


Porque segundo o número das tuas cidades, foram os teus deuses...

(Jeremias 11:13a)


... profanaram o Meu Santo Nome pelas abominações que cometeram; por isso eu os consumi na minha ira.
agora, lancem eles para longe de mim a sua prostituição...

(Ezequiel 43:8b-9)


Tu, pois não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.

(Jeremias 11:14)


Seria enganar-vos a vós mesmos o delegar-me junto ao Senhor, Vosso Deus, dizendo: intercedei por nós junto ao Senhor, Nosso Deus. Faremos quanto disserdes que nos foi ordenado pelo Senhor, Nosso Deus.
Eu hoje vo-lo anunciei, mas não ouviste a voz do Senhor Vosso Deus, acerca de todas as coisas, pelas quais me enviou a vós.
Agora, pois, ficai sabendo que morrereis à espada, de fome e de peste...

(Jeremias 42:20-22a)



Página 2 >>
Menu
Menu Principal
<< Amargura

^