O PECADO PARALISA A VIDA


  • Jesus perdoa o paralítico e ele anda
  • Jesus cura o enfermo de Betésda
  • Não devemos fazer pedido aos anjos
  • Não devemos cultuar os anjos



Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa,
e acorreram muitos, de tal forma que não havia mais lugar nem junto da porta. E ele dirigia-lhes a Palavra.
E vieram a ele, trazendo um paralítico, transportado por quatro homens.
E como não pudessem pô-lo diante dele, por causa da multidão, destelharam a casa onde estava, e, tendo feito uma abertura, arriaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados estão os teus pecados."
Ora, estavam aí sentados alguns escribas, que pensavam em seus corações:
"Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?"
Percebendo Jesus, em seu espírito, que eles estavam pensando assim, disse-lhes: "Por que pensais assim em vossos corações?
Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na Terra o poder de perdoar os pecados, disse ao paralítico:
"A ti eu te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa."
No mesmo instante, levantou-se ele, e, tomando o leito, partiu diante de todos, de tal forma que todos se admiravam e davam glória a Deus dizendo: "Jamais vimos coisa igual!"
Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.
Ao passar, viu Levi de Alfeu, sentado à mesa de cobrador de impostos, e disse-lhe: "Segue-me" Levantando-se, o seguiu.
Aconteceu que, pondo-se Jesus à mesa, em casa dele, muitos publicanos e pecadores sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos, porque eram muitos os que o seguiram.
Os escribas dos fariseus, vendo que Jesus comia com os pecadores e publicanos, diziam a seus discípulos: "Por que come e bebe o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?"
Ouvindo isto Jesus, disse-lhes: "Os sãos não têm necessidade de médico; mas os enfermos; eu não vim chamar os justos mas os pecadores."

(Marcos 2:1-17)


É ele quem perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades.

(Salmos (102)103:3) Davi


Depois disto, realizou-se uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Há em Jerusalém, junto da porta das ovelhas, a piscina denominada em Hebraico Betésda, que tem cinco pórticos.
Debaixo destes jazia grande número de doentes, cegos, aleijados, paralíticos, que esperavam pelo movimento da água,
porque o anjo do Senhor descia na piscina de tempos em tempos e agitava a água. E o primeiro que mergulhasse na piscina após o movimento da água, ficava curado de qualquer enfermidade que tivesse.
Achava-se ali, também, um homem enfermo havia trinta e oito anos.
E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: “Queres ficar são?”
“Senhor, respondeu-lhe o enfermo, não tenho ninguém que me lance na piscina, quando a água começa a agitar-se; e, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”
Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito, e anda.”
No mesmo instante ficou são aquele homem. E tomou o seu leito, e começou a caminhar. E era aquele dia um Sábado.
Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: “É Sábado, não te é lícito levar o teu leito.”
Respondeu-lhes ele: “Aquele que me curou, disse-me: Toma o teu leito e anda."
Perguntaram-lhe então: “Quem é esse homem que te disse: Toma o teu leito e anda?"
O que havia sido curado, porém, não sabia quem era...

(João 5:1-13a)


... A realidade é Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
não se mantendo unido com a cabeça, pela qual todo o corpo, alimentado e unido pelas juntas e articulações, se desenvolve com o crescimento dado por Deus.

(Colossenses 2:17b-19) Paulo


... porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois, Jesus encontrou-o no Templo e disse-lhe: “Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.”
O homem foi então contar aos judeus que era Jesus quem o havia curado.
E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no Sábado.
E Jesus lhes respondeu: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."
Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do Sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
Então Jesus em resposta, lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: O Filho do Homem não pode fazer coisa alguma por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazendo, pois, tudo o que este fizer, isso também o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis."

(João 5:13b-20)


Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina. Desejosos de ouvir novidades, escolherão para si uma multidão de mestres, ao sabor das suas paixões,
e hão de afastar os ouvidos da verdade, aplicando-os às fábulas.

(2Timóteo 4:3-4) Paulo


Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as.

(1Timóteo 4:7) Paulo


...porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e a ele servirás.”
Então, o Diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

(Mateus 4:10b-11)


Então, caí a seus pés para me prostrar diante dele. E ele disse-me: “Vê, não faças tal; eu sou servo como tu e como teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus...

(Apocalipse 19:10a)


Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,
a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles.
Porque a qual dos anjos disse jamais: "Tu és Meu Filho, hoje te gerei?" e outra vez: "Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?"
E novamente, quando introduz o Primogênito na Terra diz: "E todos os anjos de Deus o adorem."
E, quanto aos anjos, diz: "O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo."

(Hebreus 1:1-7)


A qual dos anjos Deus disse alguma vez: "Senta-te à minha direita, até que eu coloque seus inimigos como estrado para seus pés?" Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?

(Hebreus 1:13-14)


Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: "Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?"
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que por um pouco de tempo foi feito inferior aos anjos, em virtude de ter padecido a morte, a fim de que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles.

(Hebreus 2:5-10)


E eu, João sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
Mas ele disse-me: “Não faças isso! Sou um servo, como tu, como os teus irmãos, os profetas, e como aqueles que guardam as Palavras deste Livro. Adora a Deus.”

(Apocalipse 22:8-9)



Jesus descansou no Sábado >>
Menu
Menu Principal
<< Ó Geração Incrédula

^