OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE


  • Primeiro cavaleiro: Jesus - a Palavra de Deus
  • Segundo cavaleiro: Simão cireneu: Elias
  • Terceiro cavaleiro: Alexandre
  • Quarto cavaleiro: Rufo



Depois disto tive uma visão: Vi uma porta aberta no céu, e a voz, aquela primeira voz que eu tinha ouvido, como de trombeta, falava comigo, dizendo: "Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que devem acontecer depois destas."
E logo fui arrebatado em espírito, e vi imediatamente um trono que estava situado no céu e sobre o trono alguém assentado.
E aquele que estava assentado no trono era, pela aparência, semelhante a uma pedra de jaspe de sardônio. Um halo semelhante à esmeralda, nimbava o trono.
Ao redor havia vinte e quatro tronos, e neles, sentados, vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro na cabeça.
Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.
Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Diante do trono e ao redor, quatro animais vivos cheios de olhos na frente e atrás.
O primeiro ser vivo parece um leão; o segundo parece um touro; o terceiro tem rosto de homem; o quarto parece uma águia em pleno vôo.
E dos quatro animais cada um tinha seis asas à roda; e por dentro estavam cheios de olhos, e não cessavam de dizer noite e dia: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus onipotente, o que era, o que é, o que há de vir."
E cada vez que aqueles animais rendiam glória, honra e ação de graças àquele que vive pelos séculos dos séculos,

os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
"Senhor, Nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder. Por que tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade elas começaram a existir e foram criadas."

(Apocalipse 4)


Vi depois um Livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um Livro escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos.
Vi então um anjo forte que proclamava em alta voz: "Quem é capaz de romper os selos e abrir o Livro?"
Ninguém, nem no céu, nem na Terra, nem no mundo dos mortos, era capaz de abrir o Livro ou de ler o que nele estava escrito.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o Livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
Então um dos anciãos disse-me: "Não chores; eis que o leão da tribo de Judá, da estirpe de Davi, venceu de maneira a poder abrir o Livro e romper os seus sete selos."

(Apocalipse 5:1-5)


... e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19:13b)


De fato, vi um Cordeiro. Estava entre o trono com os quatro seres vivos e os anciãos. Estava de pé, como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra.
Então o Cordeiro veio receber o Livro da mão direita daquele que está sentado no trono.
Quando tomou o Livro, os quatro viventes e os vinte quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Cantavam um cântico novo, dizendo: "Tu és digno de receber o Livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça.
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a Terra."
Olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais e dos anciãos, cujo número era de milhares e milhares,
que diziam em alta voz: "Digno é o Cordeiro, que foi imolado, de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor."
Nessa hora todas as criaturas do céu, da Terra, de debaixo da terra, e do mar, todos os seres vivos proclamaram: "O Louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pelos séculos dos séculos."
E os quatro animais diziam: "Amém." Os vinte e quatro anciãos prostraram-se sobre os seus rostos e adoraram aquele que vive pelos séculos dos séculos.

(Apocalipse 5:6-14)


... e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

(Apocalipse 19:13b)



PRIMEIRO CAVALEIRO




... e o levaram para fora, a fim de o crucificarem.
E constrangeram um certo Simão cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.

(Marcos 15:20b-21)


E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: “Vem e vê!”
E olhei, e eis um Cavalo Branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer.

(Apocalipse 6:1-2)


E vi o céu aberto, e eis um Cavalo Branco, aquele que o monta chama-se Fiel e Verdadeiro, julga e faz guerra com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
Da sua boca saía uma espada de dois gumes, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro...

(Apocalipse 19:11-15a)



SEGUNDO CAVALEIRO




E constrangeram um certo Simão cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava vindo do campo, a que levasse a cruz.

(Marcos 15:21)


E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: “Vem e vê!”
E saiu outro Cavalo Vermelho; e ao que estava montado sobre ele foi-lhe dado poder para tirar a paz de sobre a Terra, e para que se matassem uns aos outros. E foi-lhe dada uma grande espada.

(Apocalipse 6:3-4)


Não penseis que vim trazer a paz à Terra, não vim trazer a paz, mas a espada.
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra a sua mãe, e a nora contra sua sogra.
E os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.

(Mateus 10:34-36) Jesus


Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

(Salmos (126)127:1) Salomão


Decretem a matança dos filhos, por causa dos pecados de seus pais...

(Isaías 14:21a)


Faze uma cadeia, porque a Terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

(Ezequiel 7:23)


... a espada de cada um se voltará contra seu irmão.

(Ezequiel 38:21b)


Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade e encheste as suas ruas de mortos.

(Ezequiel 11:6)


Filhos e filhas gerarás, porém não serão para ti, porque irão em cativeiro.

(Deuteronômio 28:41)


... conduzirei contra a mãe do jovem guerreiro em pleno meio dia o devastador. E sobre eles de súbito, deixarei cair a agonia e o terror.

(Jeremias 15:8b)


O Senhor por-te-á em fuga diante dos teus inimigos. Se marchares contra eles por um caminho, por sete caminhos fugirás deles, e serás objeto de horror para todos os reinos da Terra.

(Deuteronômio 28:25)


Também os teus mais belos homens cairão mortos à espada, e os teus valentes, no combate.

(Isaías 3:25)


... não se podia ir e vir tranquilamente, por causa do inimigo, porque eu incitei a todos os homens, cada um contra o seu companheiro.

(Zacarias 8:10b)


Multipliquei as suas viúvas mais que a areia do mar...

(Jeremias 15:8a)


Naquele tempo, sete mulheres disputarão entre si um homem, e dirão: “Nós comeremos do nosso pão e nos vestiremos de nossas vestes; tão somente queremos que sejamos chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio."

(Isaías 4:1)


Desonraram as mulheres em Sião, e as virgens nas cidades de Judá.

(Lamentações 5:11) Jeremias


Como órfão sem pai; nossas mães estão como viúvas.

(Lamentações 5:3) Jeremias


Desposar-te-ás com uma mulher; porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela, plantarás uma vinha, porém não lograrás o seu fruto.
O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás, o teu jumento será roubado diante de ti e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos; e não haverá quem te salve.

(Deuteronômio 28:30-31)


Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

(Salmos 40:10(41:9) Davi


Não creais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guardas as portas da tua boca.
Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.

(Miquéias 7:5-6)


E o povo será oprimido, um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.

(Isaías 3:5)


De madrugada se levanta o homicida, mata o pobre e necessitado e de noite é como o ladrão.

(Jó 24:14)


Não saiais ao campo, nem andeis pelo caminho; porque a espada do inimigo e espanto há em redor.

(Jeremias 6:25)


Arriscamos a própria vida pelo pão, enfrentando em campo aberto a espada inimiga.

(Lamentações 5:9) Jeremias


... o seu pão comerão com receio e a sua água com susto, pois que a sua terra será despojada de sua abundância, por causa da violência de todos que habitam nela.

(Ezequiel 12:19b)


Desapareceram os homens piedosos da Terra, não há quem seja íntegro entre os homens. Todos andam a espreita para derramar sangue, cada um arma laços ao seu irmão.
As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe inquire, e o juiz se apressa a recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores.
O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior que o espinhal...

(Miquéias 7:2-4a)


Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai, porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.

(Habacuque 1:4)


Vi mais debaixo do sol: no lugar do juízo, impiedade; e no lugar da justiça, impiedade ainda.

(Eclesiastes 3:16) Salomão


Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los. Seus opressores fazem-lhes violência e não há ninguém para consolá-los.
E julguei os mortos, que estão mortos, mais felizes que os vivos que ainda estão em vida.
Considerei mais feliz que uns e outros aquele que ainda não nasceu, e que não viu os males que se fazem debaixo do sol

(Eclesiastes 4:1-3) Salomão


O temor e a cova, e o laço vem sobre ti, ó morador da Terra.

(Isaías 24::7)


Vem a destruição, e eles buscarão a paz, mas não há nenhuma.
Sobrevirão desastres sobre desastres, má nova sobre má nova. Pedir-se-ão oráculos ao profeta, faltará a Lei para o sacerdote, e o conselho para os anciãos.

(Ezequiel 7:25-26)


Porque assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz.

(Jeremias 30:5)


Ah! se tivesses dado ouvidos aos Meus Mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como ondas do mar.

(Isaías 48:18)



TERCEIRO CAVALEIRO




E constrangeram um certo Simão cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava vindo do campo, a que levasse a cruz.

(Marcos 15:21)


E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: “Vem e vê” E olhei, e eis um Cavalo Preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: “Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.”

(Apocalipse 6:5-6)


Minha é a prata e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.

(Ageu 2:8)


...conforme a abundância do seu fruto, assim multiplicou os altares; conforme a bondade da terra, assim fizeram boas estátuas.
Hipócrita é o seu coração: vai receber o devido castigo; cortará os seus altares e destruirá as estátuas.

(Oséias 10:1b-2)


Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, gravemente se rebelando, então estenderei a mão contra ele, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e arrancarei dela homens e animais.

(Ezequiel 14:13)


E os seus fundamentos serão despedaçados, e todos os que trabalham por salário ficarão com tristeza na alma.

(Isaías 19:10)


Semeais muito e recolheis pouco, comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais, vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.

(Ageu 1:6)


O que comeres não te saciará, haverá fome em tua casa; porás os teus bens em lugar seguro, mas não os salvarás, o que tiveres salvo, eu o entregarei à espada.

(Miquéias 6:14)


... e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias; e não haverá quem te salve.

(Deuteronômio 28:29b)


O estrangeiro que vive contigo no país, levantar-se-á contra ti, e será mais forte; e tu descerás, e serás inferior.
Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.

(Deuteronômio 28:43-44)


Quando eu enviar as terríveis flechas da fome contra eles, para sua destruição, as quais mandarei para vos destruir, então aumentarei a fome entre vós, e tornarei instável o sustento do vosso pão,
e enviarei sobre vós a fome...

(Ezequiel 5:16-17b)


Tirar-vos-ei o pão, vosso sustentáculo, de tal sorte que dez mulheres o coserão em um só forno e vo-lo entregarão por peso; comereis e não ficareis saciados.

(Levítico 26:26)


... e comerão o pão por peso e com desgosto; e a água beberão por medida e com espanto;
para que o pão e a água lhes faltem, e se espantem uns com os outros e se consumam nas suas maldades.

(Ezequiel 4:16b-17)


Os frutos da tua terra e de teu trabalho serão comidos por um povo que não conheces, e serás sem cessar oprimido e esmagado.

(Deuteronômio 28:33)


E passarão pela Terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome e enfurecendo-se, então, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.

(Isaías 8:21)


O ídolo infame devora, desde nossa juventude, o produto do labor de nossos pais, o gado e os rebanhos, seus filhos e suas filhas.
Dormiremos na nossa confusão, viveremos cobertos da nossa ignomínia, porque pecamos contra o Senhor nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade até este dia; e porque não ouvimos a voz do Senhor Nosso Deus.

(Jeremias 3:24-25)


Porque não serviste ao Senhor, teu Deus, com gosto e alegria de coração por causa da abundância de todas as coisas.
Servirás, na sede, na nudez e na mais extrema miséria os inimigos que o Senhor enviar contra ti; será posto no teu pescoço um jugo de ferro até que sejas aniquilado.

(Deuteronômio 28:47-48)



QUARTO CAVALEIRO




E constrangeram um certo Simão cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava vindo do campo, a que levasse a cruz.

(Marcos 15:21)


E havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: “Vem e vê!”
E olhei, e eis um Cavalo Amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhe dado poder para matar a quarta parte da Terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da Terra.

(Apocalipse 6:7-8)


Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor o Vosso Deus.

(Levítico 26:1)


Mas se não me escutardes e não guardardes os Meus Mandamentos,
Se desprezardes os meus preceitos e vossa alma aborrecer as Minhas Leis, de sorte que não pratiqueis todos os Meus Mandamentos e violeis Minha Aliança,
eis como vos hei de tratar: Enviarei terríveis flagelos sobre vós: a tísica e a febre que empanarão vosso olhar e vos farão desfalecer. Debalde semeareis a vossa semente, porque vossos inimigos a comerão.
Porei a minha face contra vós, caireis diante dos vossos inimigos e sereis sujeitos aos que vos aborrecem; fugireis sem que ninguém vos persiga.
E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então, eu prosseguirei em castigar sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
Quebrarei o orgulho de vosso poder, tornarei o vosso céu como ferro e a vossa terra como bronze.
O vosso trabalho será baldado, a terra não dará os seus produtos nem as árvores darão frutos.
E, se com isto me não ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente comigo.
Mandarei contra vós as feras do campo, que devorarão vossos filhos, matarão vossos animais e vos reduzirão a um pequeno número, de modo que os vossos caminhos se tornarão desertos.
Se ainda com estas coisas não fordes restaurados por mim, mas ainda andardes contrariamente comigo,
eu também convosco andarei contrariamente e eu, mesmo eu, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
Farei cair sobre vós à espada para vingar a Minha Aliança. Se ajuntardes em vossas cidades, lançarei a peste no meio de vós e sereis entregues nas mãos de vossos inimigos.

(Levítico 26:14-25)


Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros.

(Oséias 8:7)


Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.

(Deuteronômio 28:42)


Lançarás sementes em abundância nos teus campos, mas colherás pouco, porque o gafanhoto devastará tudo.
Plantarás a vinha, e dela cuidarás, mas não beberás vinho, nem nada colherás, porque o verme devorará tudo.

(Deuteronômio 28:38-39)


O que a lagarta deixou, o gafanhoto devorou, o que deixou o gafanhoto, o roedor devorou; e o que ficou do roedor, o devastador comeu.

(Joel 1:4)


Semearás e não colherás, espremerás a oliva mas não terás óleo com que ungir, pisarás o mosto mas não terás vinho para beber.

(Miquéias 6:15)


Em todos os termos, terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite, porque a azeitona cairá da tua oliveira.

(Deuteronômio 28:40)


O Senhor te fira com a pobreza, com a febre e com frio, com calor e secura, com ar corrompido e com ferrugem, e te persiga até que pereças.

(Deuteronômio 28:22)


Se não tiveres cuidado de guardar todas as Palavras desta Lei, que estão escritas neste Livro, para temeres Este Nome glorioso e terrível, o Senhor, teu Deus,
o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes.
Voltará contra ti todas as aflições do Egito, que temeste, e elas se agarrarão a ti.
Além disso, o Senhor enviará sobre ti, até te destruir, todas as enfermidades e pragas, que não estão escritas no Livro desta Lei.

(Deuteronômio 28:58-61)


... com todos os seus ídolos se contaminou.

(Ezequiel 23:7b)


Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem a Lei, mudam os estatutos e quebram a Aliança Eterna.

(Isaías 24:5)


Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram.”
Porém ele disse: “Antes bem aventurados aqueles que ouvem a PALAVRA DE DEUS e a põem em prática.”

(Lucas 11:27-28) Jesus


Mas esta multidão que não sabe a LEI é maldita.

(João 7:49)


Isto diz o Senhor: Todo aquele que ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de peste...

(Jeremias 38:2a)


Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e o erige mesmo que seja em lugar escondido. E todo o povo responderá: “Amém!”

(Deuteronômio 27:15)


E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, Cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
E seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que o choravam e lamentavam.
Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: "Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos.
Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!
Então, começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós! e aos outeiros: Cobri-nos!
Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco?"

(Lucas 23:26-31)



O Sexto Selo >>
Menu
Menu Principal
<< A Grande Tribulação

^