RAQUEL CHORA SEUS FILHOS


  • O massacre
  • A grande mortandade
  • Os cadáveres não serão sepultados
  • Deus cumpre a ameça do primeiro Mandamento



Mas Elias tesbita, um dos habitantes de Galaad, disse a Acabe: “Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a Minha Palavra.
Depois, veio a ele a Palavra do Senhor, dizendo:
“Vai-te daqui, e vira-te para o Oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.”
Foi, pois, e fez conforme a Palavra do Senhor, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na Terra.
Falou-lhe, pois, o Senhor, dizendo:
“Levanta-te e vai a Serepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.”
Então, ele se levantou e se foi a Serepta: e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: “Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.”
E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: “Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.”
Ela respondeu-lhe: “Viva o Senhor teu Deus, que eu não tenho pão senão somente um pouco de farinha na panela, e um pouco de azeite na ânfora; eis que ando juntando uns gravetos, a fim de ir cozer para mim e para meu filho, para comermos, e depois morreremos.”
Elias disse-lhe: “Não temas, mas vai e faze como disseste, mas faze primeiro para mim desse pouco de farinha um pãozinho cozido debaixo do rescaldo e traze-mo: para ti e para teu filho o farás depois.
Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da Terra.”
E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.
Algum tempo depois, o filho desta mulher, dona da casa, adoeceu, e seu mal era tão grave, até que nele nenhum fôlego ficou.
A mulher disse a Elias: “Que há entre nós dois, homem de Deus? Vieste, pois, à minha casa para lembrar-me os meus pecados e matar o meu filho?”

(1Reis 17:1-18)


Conheço as tuas obras, a tua caridade, o teu serviço, a tua fé, a tua paciência e as tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras.
Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetiza; ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
Eu porém, lhe dei tempo para fazer penitência, e ela não quer arrepender-se da sua prostituição.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteraram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos...

(Apocalipse 2:19-23a)


Preparai seus filhos para o massacre, por causa da iniquidade de seus pais; eles não se levantarão, nem herdarão a Terra, nem encherão de cidades a face do mundo.

(Isaías 14:21)


Então, falou Deus todas estas Palavras, dizendo:
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da Terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem."

(Êxodo 20:1-5)


Eis o que diz o Senhor: "Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, recusando ser consolada, porque já não existem."

(Jeremias 31:15)


... Os meus filhos perecem, porque o inimigo prevaleceu.

(Lamentações 1:16a)


A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos que colherão assim o fruto de suas obras.

(Oséias 11:6)


Cadáveres humanos jazem como esterco nos campos, como feixes atrás do segador. E ninguém os recolhe.

(Jeremias 9:21(22)


... vítimas da espada e da fome, sem que ninguém os venha sepultar, nem eles, nem suas mulheres, nem seus filhos e filhas; e sobre eles farei recair o mal que praticaram.

(Jeremias 14:16b)


... Perecerão todos, vítimas da espada e da fome. Perecerão pequenos e grandes, pela espada e pela fome; serão citados como execráveis, e constituirão objeto de espanto, de maldição e de opróbrio.

(Jeremias 44:12b)


Pois os cadáveres desse povo servirão de comida para as aves do céu e para os animais da terra. E ninguém os espantará.

(Jeremias 7:33)


Os nossos velhos desfaleciam, esperando vão socorro; olhávamos atentamente para gente que não pode livrar.

(Lamentações 4:17) Jeremias


Ficaram nas ruas estendidos por terra o moço e o velho; as minhas virgens e os meus jovens caíram mortos à espada; tu as mataste no dia da tua ira; degolaste-os e não te apiedaste deles.
Convocaste como para uma festa a multidão de terrores; não houve no dia da ira do Senhor quem escapasse ou ficasse. E aqueles que criei e eduquei meu inimigo os exterminou!

(Lamentações 2:21-22) Jeremias


... está chegando o nosso fim, estão cumpridos os nossos dias, porque é vindo o nosso fim.
Os nossos perseguidores foram mais velozes que as águias do céu; eles nos perseguiram sobre os montes, armaram-nos ciladas no deserto.

(Lamentações 4:18b-19) Jeremias


Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo o monte, e sobre todo o outeiro, e até nas fendas das rochas.
Porquanto, sob o meu olhar tenho seus atos que não me são ocultos, e as suas iniquidades não se podem esquivar a meus olhares.
Primeiramente pagar-lhes-ei em dobro o salário de sua iniquidade e do seu pecado, por haverem profanado a minha Terra com os restos imundos de seus ídolos e enchido minha herança de abominações.
Senhor, fortaleza minha, meu amparo e meu refúgio no dia da tribulação, a ti virão as gentes desde as extremidades da Terra e dirão: Nossos pais só herdaram mentiras e vaidade, em que não havia proveito.
É possível que um homem faça deuses para si, quando eles não são deuses?
Por isso vou fazer que eles conheçam; desta vez vou mostrar-lhes de verdade minha mão e minha força, e saberão que o Meu Nome é Senhor.

(Jeremias 16:16-21)


Se, esquecendo-te do Senhor teu Deus, seguirem outros deuses, rendendo-lhes culto e prostrando-te diante deles, eis que eu desde já te profetizo que perecerás de todo.
Como as nações que o Senhor exterminou diante de vós, assim também perecereis vós, se não ouvirdes a voz do Senhor, Vosso Deus.

(Deuteronômio 8:19-20) Moisés


E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:
"Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.
Porque assim diz o Senhor acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta Terra:
Morrerão de várias enfermidades; não serão chorados, nem enterrados, jazerão como esterco sobre a face da Terra; serão consumidos à espada e à fome; os seus cadáveres servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra.
Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
E morrerão grandes e pequenos nesta Terra e não serão sepultados; e não os prantearão nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos.
E nada se lhes dará por dó, para consolá-los por causa morte; nem lhes darão a beber do copo de consolação, pelo pai de alguém ou pela mãe de alguém.
Não entres numa casa de banquete, para te sentares tanto a comer como a beber com eles;
porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar neste lugar, perante os vossos olhos e em vossos dias, a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz do esposo, e a voz da esposa.

(Jeremias 16:1-9)


Mulheres, escutai a Palavra do Senhor. E que vossos ouvidos compreendam o que sua boca profere! Ensinai a vossas filhas cantos lúgubres e cada uma à sua vizinha lamentações,
porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou nas nossas casas, para exterminar as nossas crianças nas ruas e os nossos jovens nas praças.

(Jeremias 9:20-21)


Sim, assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome.
Ninguém escapará...

(Jeremias 11:22-23a)


Dá-lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos.

(Oséias 9:14)


A que deu à luz sete filhos, enfraqueceu, a sua alma caiu em desfalecimento; o sol pôs-se para ela, quando ainda era dia; ficou coberta de confusão e de vergonha, e os que ficarem, dá-los-ei à espada, à vista de seus inimigos, diz o Senhor.

(Jeremias 15:9)


... não haverá mais nascimento, nem gravidez e nem, sequer, concepção!
Ainda que criem filhos, eu os deixarei sem descendência. Ai deles, quando eu os abandonar!

(Oséias 9:11b-12)


... secou-se a sua raiz; não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre.
O meu Deus os rejeitará, porque não o ouvem...

(Oséias 9:16b-17a)


... porque se rebelou contra o seu Deus, cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio.

(Oséias 13:16b)


Portanto havendo sacrificado seus filhos aos seus ídolos, vinham ao meu santuário no mesmo dia para o profanarem; e eis que assim fizeram no meio da minha casa.

(Ezequiel 23:39)


Assim se contaminam com as suas obras e prostituíram-se às suas invenções.
Pelo que se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança.

(Salmos (105)106:39-40)


Então, saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a Terra em assolação e espanto, por todas as abominações que cometeram.

(Ezequiel 33:29)


Eis que o Senhor, Deus dos Exércitos, vai tirar de Jerusalém e de Judá todo o sustentáculo, todo recurso: toda a reserva de pão e toda a reserva de água,
o valente e o guerreiro, o juiz e o profeta, o adivinho e o ancião,
o comandante e o notável, o conselheiro, o mago e o perito nos encantamentos.

(Isaías 3:1-3)


Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então, que é chegada a sua desolação.
Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.
Mas ai das grávidas e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na Terra e ira sobre este povo.
E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.

(Lucas 21:20-24) Jesus


Lançou contra eles um povo longínquo, povo insolente, de linguagem bárbara, sem respeito pelo ancião, sem piedade para com o pequenino.
Levaram embora os filhos queridos da viúva e a deixaram sozinha e sem filhas.

(Baruc 4:15-16)


E foi me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te e mede o Templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do Templo e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da Terra.

(Apocalipse 11:1-4)



Amargura >>
Menu
Menu Principal
<< A Seca e a Fome

^