REINCIDÊNCIA NO PECADO


  • O povo foi castigado por causa da idolatria
  • O povo não abandona a idolatria até os dias de hoje
  • O povo torna a repetir os mesmos pecados
    dos povos do passado que Deus condenou
  • O povo é exortado, mas não para de pecar



Começou o Senhor a falar a Oséias, e disse: "Vai, toma por mulher uma prostituta e tens filhos que nasçam duma mulher que foi prostituta, porque a Terra não cessa de se prostituir, abandonando o Senhor."

(Oséias 1:2)


Aos seus filhos eu disse ainda no deserto: Não sigais os exemplos de vossos pais, nem imiteis os seus costumes, nem vos mancheis com o culto dos seus ídolos.

(Ezequiel 20:18)


Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as Minhas Palavras, e eles andaram após deuses estranhos para os servir...

(Jeremias 11:10a)


... observam as ordens do antepassado deles, mas este povo não faz caso de mim.
Sem descanso, enviei-vos desde o princípio os profetas, meus servos, para dizer-vos, desviai-vos do mau caminho e reformai vossa vida. Não andeis a correr atrás de deuses estranhos para lhes render culto. Ficareis, então na Terra que vos dei, a vós e a vossos pais. Não destes, porém, ouvido, nem obedecestes.

(Jeremias 35:14b-15)


... O Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses...

(Oséias 3:1b)


Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu Filho.
E no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, e queimavam incenso às imagens de escultura.

(Oséias 11:1-2)


... desde o dia em que os tirei do Egito até o presente: Abandonaram-me para servir a deuses estranhos.

(1Samuel 8:8b)


... abandonou Deus, seu criador, e afastou-se de Deus, sua salvação.
Provocaram-lhe o ciúme com deuses estranhos, irritaram-no com abominações.
Sacrificaram aos demônios e não a Deus, a deuses que desconheciam; vieram deuses novos e recentes que seus pais não tinham adorado.
Abandonaste o Deus que te gerou e esqueceste-te do Senhor, teu criador.
O que vendo o Senhor, os desprezou à ira contra seus filhos e suas filhas;
e disse: Esconderei o meu rosto deles e verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade.
Excitaram o meu ciúme com coisas que não são Deus, magoaram-me com suas idolatrias; também eu excitarei o seu ciúme com gente que não constitui um povo magoá-lo-ei com uma nação insensata.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes.
Acumularei desgraças sobre eles, contra eles esgotarei minhas flechas.
Serão extenuados pela fome, devorados pela febre e pela peste mortal. Incitarei contra eles o dente das feras e o veneno dos animais que rastejam pelo chão.
Fora, a espada levará seus filhos e, dentro o terror se instalará. Todos perecerão: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho de cabelos brancos.
Eu teria prometido reduzi-los a pó, apagar sua lembrança do meio dos homens.
Mas diferi por causa da arrogância dos inimigos; para que os seus inimigos não se ensoberbecessem e dissessem: "Foi a nossa mão poderosa, e não o Senhor que fez todas essas coisas."
Porque é uma nação insensata, desprovida de inteligência.
Se fossem sábios, compreenderiam e discerniriam aquilo que os espera.

(Deuteronômio 32:15b-29)


Abandonaste-me - Oráculo do Senhor - voltaste-me as costas. Por isso sobre ti estendi a mão para perder-te, cansado como estou de perdoar.
Eu os joeirei com o crivo às portas da Terra; matei e destruí o meu povo, e apesar disso, não retrocederam dos seus caminhos.

(Jeremias 15:6-7)


O povo, porém, não se voltou para quem o feria, e não buscou o Senhor dos Exércitos.
Pelo que o Senhor cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, em um mesmo dia.
A cabeça é o ancião e o respeitável, a cauda é o falso profeta.
Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são devorados.
Pelo que o Senhor não se regozijará dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda boca profere doidices. Com tudo isto não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; sim, ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão ao alto espessas nuvens de fumaça.
Por causa da ira do Senhor dos Exércitos, a Terra se escurecerá, e será o povo como pasto do fogo; ninguém poupará a seu irmão.
Se cortar da banda direita, ainda terá fome, e, se comer da banda esquerda, ainda se não fartará; cada um comerá a carne do seu braço.

(Isaías 9:13-20)


Entregou ao cativeiro a força deles, e a sua glória nas mãos do inimigo.
Entregou o seu povo à espada, e desprezou a sua própria herança.
Aos seus jovens, consumiu-os o fogo, e as suas donzelas não tiveram festa nupcial.
Seus sacerdotes pereceram à espada, e ninguém chorava as suas viúvas.

(Salmos (77)78:61-64)


No entanto, o meu povo esqueceu de mim e queimou incenso para um ídolo vazio. Foi assim que tropeçaram em seus caminhos, caminhos antigos, e foram andando por desvios, por uma estrada não aplainada.
A um deserto será reduzida a Terra, objeto de perpétuo assobio; todo aquele que passar por ela se espantará e meneará a cabeça.
Porque eu os espalharei diante do seu inimigo como um vento abrasador; voltar-lhes-ei as costas, e não a face no dia da sua perdição.

(Jeremias 18:15-17)


Falei-te no tempo da tua abundância, e disseste: "Não ouvirei." Tem sido este o teu proceder desde tua mocidade, porque não ouviste a minha voz.
Todos os teus pastores se alimentarão de vento, e os teus amigos irão para o cativeiro; a vergonha e a confusão serão tua partilha, por causa de tua malícia.

(Jeremias 22:21-22)


Pela iniquidade da sua avareza, me indignei e os feri; escondi-me e indignei-me, mas rebeldes, seguiram o caminho do seu coração.

(Isaías 57:17)


Por isso, vos permiti a fome em todas as vossas cidades, a penúria de pão em todas as vossas localidades; mas não vos voltastes para mim - Oráculo do Senhor.
Além disso, retive de vós a chuva, faltando ainda três meses para a ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre outra cidade não fiz chover; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, se secou.
E andaram errantes duas ou três cidades, indo a outra cidade, para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
Eu vos feri com um vento abrasador e com ferrugem; a lagarta devorou e multidão das vossas hortas e das vossas vinhas, dos vossos olivais e dos vossos figueirais, e apesar disso não voltastes para mim, diz o Senhor.
Enviei a peste contra vós, à maneira do Egito; os vossos jovens matei à espada, e os vossos cavalos deixei levar presos, e o fedor dos vossos exércitos fiz subir ao vosso nariz; contudo, não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
Causei no meio de vós uma confusão semelhante ao cataclismo divino de Sodoma e de Gomorra; ficastes como um tição que se tira do fogo, mas não vos voltastes para mim - Oráculo do Senhor.

(Amós 4:6-11)


Eu vos feri com um vento abrasador, e com ferrugem a saraiva todas as obras das vossas mãos; e não houve entre vós quem se voltasse para mim, diz o Senhor.

(Ageu 2:17)


Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o Vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram atrás e não para adiante.
Desde o dia em que vossos pais deixaram o Egito até agora, enviei-vos todos os meus servos, os profetas. Todos os dias sem cessar os mandei.
Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os ouvidos, mas endureceram a sua cerviz e fizeram pior do que seus pais.
Dir-lhe-ás, pois, todas estas Palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-á, mas não te responderão.
E lhes dirás: Esta é aquela nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus, nem recebeu as suas instruções. Acabou a sua fé, e está banida da sua boca.

(Jeremias 7:23-28)


Apesar disso, continuam pecando, e com sua prata fazem estátuas fundidas, ídolos que eles inventam, todos trabalhos de artesãos. Depois dizem: "Ofereçam sacrifícios"...

(Oséias 13:2a)


Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniquidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! Abandonaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, e lhe voltaram as costas.
De que servirá que eu vos fira de novo, se vós acumulais prevaricações sobre prevaricações? A cabeça é uma chaga só, o coração está enfermo.
Desde a planta do pé até ao alto da cabeça, não há nada são; tudo é uma ferida, uma contusão, uma chaga entumecida, que não está ligada, nem se lhe aplicou remédio para a sua cura, nem foi suavizada com óleo.
Vossa terra está deserta, vossas cidades abrasadas pelo fogo; os estranhos devoram à vossa vista o vosso país, é a desolação como devastação de estrangeiros.
E a filha de Sião ficará desamparada como a cabana de uma vinha, como a choça dum pepinal e como uma cidade entregue à pilhagem.
Se o Senhor dos Exércitos nos não tivesse conservado alguns da nossa linhagem, teríamos sido como Sodoma e ter-nos-íamos tornado semelhantes a Gomorra.

(Isaías 1:4-9)


Filho do homem, tu moras no meio dum povo rebelde; no meio de homens que têm olhos para ver, e não vêem; ouvidos para ouvir, e não ouvem; porque é um povo rebelde.

(Ezequiel 12:2)


Esse povo perverso que recusa escutar-me as ordens que seguem os pendores do coração empedernido, que corre aos deuses estranhos para render-lhes homenagens e prostrar-se ante eles...

(Jeremias 13:10a)


Ah! Senhor, não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar.
Então eu disse: Talvez sejam somente os pobres e insensatos que ignoram o caminho do Senhor, a Lei do seu Deus.
Irei procurar os grandes para falar-lhes, pois que eles conhecem as sendas do Senhor, a Lei do seu Deus. Mas todos esses quebraram o jugo, e romperam os laços.

(Jeremias 5:3-5)


... Todos vós transgredistes contra mim, diz o Senhor.
Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; vossa espada devorou os vossos profetas; como um leão destruidor.
Ó geração! Considerai vós a Palavra do Senhor...

(Jeremias 2:29b-31a)


Terra, Terra, Terra, ouve as Palavras do Senhor.

(Jeremias 22:29)


Então falou Deus todas estas Palavras, dizendo:
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor teu Deus, um Deus Zeloso..."

(Êxodo 20:1-5a)


... Porventura, nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as Minhas Palavras? – diz o Senhor.

(Jeremias 35:13b)


"Mestre qual é o maior Mandamento na Lei?"
Disse-lhe Jesus: "Amarás ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Este é o maior e o primeiro Mandamento.
Semelhante a este, é o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Desses dois Mandamentos dependem toda a Lei e os profetas."

(Mateus 22:36-40)


... mas este povo não me escuta.

(Jeremias 35:16b)


... abandonaram a Lei do Altíssimo, e desprezaram o temor a Deus.

(Eclesiástico 49:6b)


Como se rebelaram contra as Palavras de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo.

(Salmos (106)107:11)


... Por que disse pois o meu povo: "Nós nos retiramos, não tornaremos mais para ti?"
Porventura, esquece-se a virgem dos seus enfeites ou a esposa dos seus cendais? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.
Bem sabes encontrar o caminho a fim de procurar o que amas! Assim foi que ensinaste a teus pés o caminho do crime.
Até nas orlas da tua veste se achou o sangue da alma dos inocentes e necessitados; não cavei para o achar; pois se vê em todas estas coisas.
E ainda dizes: "Eu estou inocente, certamente, a sua ira se desviou de mim." Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: "Não pequei."
Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho?...

(Jeremias 2:31b-36a)


... rebeldes fostes ao Mandamento do Senhor, Vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.
Rebeldes fostes contra o Senhor, desde o dia em que vos conheci.

(Deuteronômio 9:23b-24)


...Obstinam-se na má fé; recusando converter-se.
Atentamente os escutei; não falam, porém, com sinceridade. Nem um deles se arrepende da maldade e não clamam: "Que fiz eu?" Retomam todos a caminhada, à semelhança do cavalo que se arremessa à batalha.
Até a cegonha pelo ar reconhece a estação, e as rolas e as andorinhas são fiéis à migração. O meu povo, porém, não conhece a Lei do Senhor.
Como dizeis vós: “Somos sábios, e a Lei do Senhor está conosco?” Verdadeiramente o estilete mentiroso dos escribas gravou a mentira.
Os sábios consternados e confundidos ficarão cobertos de vergonha, por haverem repelido a Palavra do Senhor; qual seria então a sabedoria deles?

(Jeremias 8:5b-9)


Se pecares, que dano farás tu a Deus? Se as tuas iniquidades se multiplicarem, que farás tu contra ele?
Se és justo, que vantagem lhe dás, ou que recebe de tua mão?
A tua impiedade só poderá fazer mal a um homem, que é teu semelhante; e a tua justiça poderá ser útil a um humano.

(Jó 35:6-8)


Pode o homem ser útil a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso.
De que serve a Deus que tu sejas justo? Ou lucro algum em que tu faças perfeitos os teus caminhos?
É porventura por temor que ele te acusará, ou entrará contigo em juízo,
e não antes por causa da tua grande malícia, e sem termo, as tuas iniquidades?

(Jó 22:2-5) Elifaz


Ouvi, agora, isto, ó povo louco e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.
Não temereis a minha face? - Oráculo do Senhor. Não tremeis diante de mim, eu, que fixei a areia como limite ao mar, barreira eterna que não será ultrapassada? Por mais que se lhe agitem as ondas, são impotentes, murmuram, mas não vão além.
Mas o coração deste povo tornou-se incrédulo e rebelde; apartaram-se e se foram.

(Jeremias 5:21-23)


O seu proceder não lhes permite voltar ao seu Deus, porque um espírito de prostituição os possui; eles desconhecem o Senhor.

(Oséias 5:4)


Oráculo do Senhor: Que injustiça em mim encontraram vossos pais para que de mim se afastassem correndo após o que é nada, e tornando-se a si mesmos vãos;
e não disseram: "Onde está o Senhor, que nos fez sair da terra do Egito, que nos conduziu pelo deserto, por uma terra despovoada e sem caminho, por uma terra, por onde não passou nenhum homem, nem habitou homem algum?"
E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas, quando nela entrardes, contaminastes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação.
Os sacerdotes não disseram: "Onde está o Senhor?" e os que tratavam da Lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.
Por isso - Oráculo do Senhor - entro agora em juízo contra vós e contra os filhos de vossos filhos.

(Jeremias 2:5-9)


... porque recusam converter-se.
A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras.
Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se.

(Oséias 11:5b-7)


... porquanto lhes falei e não me escutaram, e quando os chamei não me responderam.

(Jeremias 35:17b)


Desgraçados de vós, homens ímpios, que abandonastes a Lei do Senhor, o Altíssimo!
Se nasceis, é na maldição, e quando morrerdes, tereis a maldição como herança.

(Eclesiástico 41:11-12)


Grande indignação se apoderou de mim, por causa dos ímpios que abandonam a tua Lei.

(Salmos (118)119:53)


Então disse ele: "Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vede, em verdade, mas não percebeis.
Obceca o coração desse povo, ensurdece-lhe os ouvidos, fecha-lhe os olhos, de modo que não veja nada com seus olhos, não ouça com seus ouvidos, não compreenda nada com seu espírito. E não se cure de novo."
Então disse eu: "Até quando, Senhor?" E respondeu: "Até que se assolem as cidades, e fiquem sem habitantes, e nas casas não fique morador, e a Terra seja assolada de todo.
E o Senhor afaste dela os homens, e, no meio da Terra, seja grande o desamparo."

(Isaías 6:9-12)



Por que disputais Comigo...? >>
Menu
Menu Principal
<< Jesus não é Reconhecido por Nós

^