REINO DIVIDIDO pg 5

Judá capital: Jerusalém



Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, para irem a Jerusalém com alegria, porque o Senhor os tinha feito triunfar de seus inimigos.

(2Crônicas 20:27)


Porém, depois disso, Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.
E aliou-se com ele, para fazerem navios em Eziom-Geber.
Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: “Visto que te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras." E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis.

(2Crônicas 20:35-37)


Josafá viveu em paz com o rei de Israel.

(1Reis 22:45)


O reino de Josafá ficou sossegado e Deus deu-lhe paz por todos os lados.
E Josafá reinou sobre Judá; era da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.
E andou nos caminhos de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
Todavia, os lugares altos não desapareceram e o povo não tinha ainda o coração firmamente unido ao Deus de seus pais.

(2Crônicas 20:30-33)


Exterminou também da terra os restos dos efeminados que tinha ficado do tempo de seu pai Asa.

(1Reis 22:47)


Depois, Josafá dormiu com seus pais, e o sepultaram com seus pais na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
E teve irmãos, filhos de Josafá: Azarias, e Jeiel, e Zacarias, e Azaruau, e Micael, e Sefatias; todos estes foram filhos de Josafá, rei de Israel.
Seu pai deu-lhes muitos dons em prata e ouro, e em pensões, e cidades muito fortes em Judá, porém o reino deu a Jeorão, porquanto era o primogênito.
E subindo Jeorão ao reino de seu pai e havendo-se fortificado, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel.
Da idade de trinta e dois anos era Jeorão quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém.
E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor.

(2Crônicas 21:1-6)


Ele também fez altos nos montes de Judá; induziu a idolatria os habitantes de Jerusalém, e arrastou Judá ao mal.
Foi-lhe levada uma carta do profeta Elias, em que estava escrito: “Eis o que diz o Senhor Deus de Davi, teu pai: Porque não andaste pelos caminhos de teu pai Josafá, nem pelos caminhos de Asa, rei de Judá,
mas seguiste o caminho dos reis de Israel, e fizeste cair na idolatria Judá e os habitantes de Jerusalém, imitando a idolatria da casa de Acabe, e também matastes a teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu.
O Senhor há de ferir com grande praga teu povo, teus filhos, tuas mulheres e todos os teus bens.
Quanto a ti, hás de contrair no ventre uma grave doença, enfermidade que fará sair de teu corpo as entranhas durante longos dias.”







Página 6 >>
Menu Reino de Israel
Menu
Menu Principal
<< Página 4

Israel capital: Samaria



E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezrael estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,
que Acabe falou a Nabote, dizendo: “Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.”
Porém Nabote disse a Acabe: “Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais."
Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: “Não te darei a herança de meus pais.” E deitou-se em sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.

(1Reis 21:1-4)


Jezabel, sua mulher, disse-lhe: “Não és tu, porventura, o rei de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote o jezreelita."
Então, escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete, e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: “Apregoai um jejum e ponde Nabote acima do povo,
e mandai vir diante dele dois homens inescrupulosos que o acusem dizendo: Este amaldiçoou a Deus e ao rei. Conduzi-o em seguida para fora da cidade e apedrejai-o até que morra!”
Os seus concidadões portanto, os anciãos e os que viviam com ele nas cidades, fizeram como Jezabel lhes tinha mandado e como estava escrito na carta que ela lhes enviara.
Apregoaram um jejum e puseram Nabote acima do povo.
Então, vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: “Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei.” E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram com pedras e morreu.
Então, enviaram a Jezabel, dizendo: “Nabote foi apedrejado e morreu.”
E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: “Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto."
E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
Então, veio a Palavra do Senhor a Elias, o tesbita:
“Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para a possuir.
Tu lhe falarás, dizendo: Eis o que diz o Senhor: Mataste e, além disso, tomaste posse de bens. Depois acrescentarás: Isto diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo."
E disse Acabe a Elias: “Encontraste-me de novo, ó meu inimigo?” “Sim! respondeu Elias. Porque te vendeste para fazer o mal aos olhos do Senhor.
Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo homem, seja escravo ou livre.
E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jezreel.
Aquele que de Acabe morrer na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão."
Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.

(1Reis 21:7-26)



Passaram-se pois três anos sem haver guerra alguma entre a Síria e Israel.
Mas, ao terceiro ano, Josafá, rei de Judá, foi ter com o rei de Israel.
O rei de Israel disse aos seus servos: "Ignorais vós que Ramot de Galaad é nossa, e nós descuidamo-nos de a recobrar das mãos do rei da Síria?”
E disse a Josafá: “Queres vir comigo à guerra contra Ramot de Galaad?" Josafá respondeu: “Farei o que fizeres: meu povo fará o que fizer o teu, e minha cavalaria fará o que fizer a tua.”

(1Reis 22:1-4)


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

^