REINO DIVIDIDO
(e suas idolatrias)

JUDÁ (Reino do Sul)

capital: Jerusalém



Roboão, filho de Salomão, reinou sobre Judá. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolheu entre todas as tribos de Israel para ali estabelecer o Seu Nome e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
Judá fez o mal diante do Senhor, e irritaram-no mais do que tinham feito seus pais com os crimes que tinham cometido.
Porque também eles levantaram para si altares, estátuas e bosques sagrados em cima de todos os outeiros e debaixo de todas as árvores frondosas.
Até houve também no país efeminados, e cometeram todas as abominações daqueles povos que o Senhor tinha destruído à vista dos filhos de Israel.

No quinto ano do reinado de Roboão, Sesac, rei do Egito, atacou Jerusalém.
E tomou os tesouros do Templo do Senhor, os do palácio real, roubou tudo, até mesmo os escudos de ouro que Salomão tinha mandado fazer.

(1Reis 14v21-26)


O profeta Semaías dirigiu-se a Roboão e aos chefes de Judá que se tinham concentrado em Jerusalém, com a aproximação de Sesac. “Eis disse-lhes ele, o que diz o Senhor: Vós me abandonastes; eu também vos abandono nas mãos de Sesac.”
Então, se humilharam os príncipes de Israel e o rei e disseram: “O Senhor é justo.”
Em vista deste ato de humildade, a Palavra do Senhor foi dirigida a Semaías nestes termos: “Eles se humilharam; não os deitarei a perder. Dar-lhes-ei em breve um meio de salvação. Minha ira não se desencadeará sobre Jerusalém pela mão de Sesac.
Porém serão seus servos, para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da Terra.

(2Crônicas 12v5-8)


E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.
E Roboão dormiu com seus pais e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.

(1Reis 14v30-31)


E, no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá. E três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.

(1Reis 15v1-2)


... e houve guerra entre Abias e Jeroboão.
E Abias ordenou a peleja, com um exército de varões belicosos, de quatrocentos mil homens escolhidos; Jeroboão dispôs contra ele a batalha com oitocentos mil homens escolhidos todos varões valentes.
E pôs-se Abias em pé em cima do monte Zemaraim, que está nas montanhas de Efraim, e disse: “Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel!
Não deveríeis vós saber que o Senhor Deus de Israel, deu para sempre o reino de Israel a Davi e a seus filhos em virtude de uma Aliança inviolável.

(2Crônicas 13v2b-5)


E agora, pensais em oferecer resistência ao reino do Senhor, que está nas mãos do filho de Davi. Vós sois uma grande multidão, e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão fez para vós à maneira de deuses.

(2Crônicas 13v8)


Porém quanto a nós o Senhor é o Nosso Deus, e nunca o deixamos...

(2Crônicas 13v10a)



Página 2 >>
Menu Reino de Israel
Menu
Menu Principal
<< Salomão

^

ISRAEL (Reino do Norte)

capital: Samaria



Jeroboão construiu Siquém na montanha de Efraim, e residiu ali. Depois deixou Siquém para edificar Fanuel.
E disse consigo mesmo: “Pode bem que o reino volte para a casa de Davi.
Se o povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no Templo do Senhor e o seu coração se voltar para o seu Senhor, Roboão, rei de Judá, matar-me-ão e se voltarão para Roboão, rei de Judá.”
Depois de ter refletido bem, o rei mandou fazer dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Basta de peregrinações a Jerusalém! Eis aqui, ó Israel, o teu deus que te tirou do Egito.”
Pôs um bezerro em Betel e outro em Dã.
Isso foi uma ocasião de pecado; porque o povo ia até Dã para adorar um desses bezerros.
Jeroboão construiu também templos em lugares altos, onde estabeleceu sacerdotes homens tirados do meio do povo, E que não eram levitas.

(1Reis 12v25-31)


E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da Terra.

(1Reis 13v34)


Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão.
E disse Jeroboão à sua mulher: “Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão, e via a Siló. Eis que lá está o profeta Aías o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.

(1Reis 14v1-2)


O Senhor, porém, disse a Aías: “Eis aí vem a mulher de Jeroboão consultar-te sobre seu filho, que está doente; tu lhe dirás isto e isto.“ Tendo entrado a mulher de Jeroboão, dissimulando quem era.
Aías ouviu o ruído dos seus pés ao entrar pela porta e disse: “Entra mulher de Jeroboão; para que finges tu ser outra? Ora eu fui enviado para te dar uma triste nova.
Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Visto que te levantei do meio do povo, e te pus por chefe sobre o meu povo de Israel,
e rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os Meus Mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos;
antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, pra provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas,
portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo o homem até o menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
Todo membro da casa de Jeroboão que morrer na cidade será devorado pelos cães; e os que morrerem no campo serão comidos pelas aves do céu. É o Senhor quem diz.
Volta, pois, para a tua casa. Logo que puseres os pés na cidade, o menino morrerá.
Todo o Israel o chorará e o sepultará; porque só este da casa de Jeroboão será posto no sepulcro, porque o Senhor Deus de Israel, entre os da casa de Jeroboão; somente a ele olhou com agrado.
Ora o Senhor constituirá para si um rei sobre Israel, que arruinará a casa de Jeroboão neste dia e neste tempo.
O Senhor vai ferir Israel. Como o caniço é levado pelas águas, assim o Senhor os tirará dessa boa terra que ele deu aos seus pais e os dispersará para além do rio Eufrates, porque fabricaram para si ídolos, provocando o Senhor à ira.
O Senhor abandonará Israel, por causa dos pecados de Jeroboão, que pecou e arrastou também Israel ao seu pecado.”

Então a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e veio a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.
E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a Palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.

(1Reis 14v5-18)





Páginas: 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17